170 anos de fundação da Congregação do Imaculado Coração de Maria é celebrado com Tríduo

A Escola Nossa Senhora Aparecida e as demais escolas, obras missionárias e sociais que compõem a Rede ICM celebraram mais um ano de fundação da Congregação do Imaculado Coração de Maria, que completou, no último dia oito, 170 anos.

Nos próximos três dias, a comunidade ENSA estará realizando um tríduo com orações, relatos, cantos e reflexões sobre a fé, coragem e o amor que fizeram e ainda fazem parte da história da Congregação. Até sexta-feira (17), as crianças do Ensino Fundamental farão no período da manhã e tarde a Proclamação da Palavra em louvor à data. Os festejos estão ocorrendo nesta semana por conta das homenagens dos Dias das Mães.

No primeiro dia de comemoração, realizado nesta quarta-feira, o destaque é dado à fé de Bárbara Maix para cumprir a vontade de Deus ao fundar a Congregação em um lugar tão distante de seu país de origem. Sua história mostra que Deus está presente em todos os momentos de nossas vidas e que é preciso ter um coração puro como o das crianças para vê-Lo nesses acontecimentos. Além da fé, Bárbara e suas 21 companheiras precisaram de muita coragem para seguir a missão a qual elas foram chamadas.

No segundo dia, a coragem é o tema central dos festejos. Pois a coragem mobilizou as Irmãs a cruzarem o Oceano Atlântico e a zarparem no Brasil para um caminho de sofrimentos, lutas e alegrias. Isso aponta que a entrega total ao Evangelho nos fortalece em momentos de dificuldade, e foi isso que as manteve em sua desafiadora missão para vivenciar o amor de Deus em sua plenitude.

No terceiro dia, o foco das celebrações é o amor. O amor incondicional de Bárbara permitiu a expansão de seu trabalho, demonstrando que para o amor centralizado em Deus nada é impossível, e que ele pode ser praticado vivendo para o outro.

Bárbara Maix nasceu em Viena, Áustria. Deixou sua pátria devido a uma perseguição religiosa, movida pela Revolução Liberal de 1848. Emigrou ao Brasil com mais 21 companheiras. Após 57 dias de viagem, foram acolhidas pelas Irmãs Concepcionistas, no Convento Nossa Senhora da Ajuda, no Rio de Janeiro. Seis meses depois, no dia 08 de maio de 1849, Bárbara fundou na mesma cidade a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, assumindo a primeira escola em 20 de maio de 1849, da Irmandade Nossa Senhora do Terço. Assumiu, igualmente, a educação na Ilha do Bom Jesus e outros espaços, atendendo crianças pobres. Mais adiante, assumiu também obras no Rio Grande do Sul, nas cidades de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre. Nesse período, muitas pessoas morreram devido a uma forte onda de febre amarela e cólera, incluindo nove noviças. Como podemos observar, desafios, dificuldades, pobreza e sacrifícios não desanimaram Bárbara. Todo o contrário, ela confiou plenamente em Deus e hoje, no Brasil, somos a Rede ICM. Nas missões além-fronteiras, seu trabalho inspirou frentes missionárias em países como o Haiti, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Itália e Angola e Moçambique.

Coordenação e educadoras se reúnem para replanejamento bimestral
Apresentações do Dia das Mães encantam e emocionam