fbpx

7 dicas para fazer com as crianças durante a quarentena

A pandemia do novo coronavírus nos forçou a ficar em casa, abalou nossas rotinas e mexeu com as dinâmicas familiares. E para as crianças, principalmente ainda no início do ano letivo, pode ser ainda mais complicado. Para evitar que as crianças fiquem ansiosas, assustadas ou que voltem desacostumadas para a rotina escolar quando o período de quarentena terminar, separamos algumas dicas de como proceder durante esses dias para manter os pequenos ativos, tranquilos, além de criar lembranças felizes e fortalecer o vínculo com os pais e cuidadores. Confira:

  1. Mantenha uma rotina de estudos no horário em que a criança vai à aula
    É importante que a criança permaneça com o hábito de estudo no mesmo horário em que frequenta a escola. Por exemplo, se as aulas são de manhã, elas devem continuar acordando cedo, estudar a matéria que estava vendo na escola e resolver as atividades que os professores passarem durante o período de quarentena.
  2. Leia com seus filhos
    Este período de reclusão pode ser excelente para ajudar nossos filhos a criar o hábito da leitura. Lembrando sempre que este é um tipo de hábito aprendido pelas crianças através do exemplo, então ajudará muito se os responsáveis também tiverem o hábito de ler. Contar histórias para os pequenos também é uma maneira excelente de incentivá-los a ler, além de fortalecer os vínculos afetivos com a criança.
  3. Organizar brincadeiras que mantenham as crianças fisicamente ativas
    Já ouviu o ditado “mente sã, corpo são”? Acredite, ele é muito antigo e não existe à toa. Corpo e mente são partes de um mesmo sistema e passar os dias dentro de casa sem se mexer muito, além de não ser saudável para o corpo, também contribui para o aumento da ansiedade. Lembre-se: não importa se é adulto ou criança, o corpo humano foi feito para se mexer. Organize brincadeiras como pular corda, dança e outras atividades que possam ser feitas dentro do espaço da sua casa ou quintal.
  4. Jogos de tabuleiro e raciocínio
    Esta é outra excelente dica para fazer com as crianças. Além de divertidos, jogos de tabuleiro estimulam o cérebro dos pequenos, trazendo momentos de alegria e distração.
  5. Assistir filmes em família
    Outra dica valiosa! Assim como os livros, filmes também têm potencial para divertir e trazer reflexões. Além de serem excelentes para unir a família e proporcionar momentos de entretenimento para todos.
  6. Criar uma receita na cozinha
    Que tal procurar alguma receita de biscoitinhos ou bolo na internet para fazer com as crianças? Será divertido e trará uma sensação de recompensa ao final de um trabalho feito com a ajuda delas, o que aumenta a autoestima e a cumplicidade entre os filhos e pais (ou outros responsáveis que estiverem cuidando delas no momento da atividade).
  7. Separar roupas e brinquedos para doação
    Este período em que passaremos tanto tempo em nossas casas será muito útil para organizarmos nossos pertences e separarmos o que usamos daquilo que não precisamos mais. Faça isso junto com as crianças. Será ótimo para que elas entendam a importância de repassar aquilo que não usamos para quem precisa mais do que nós, evitando desperdício e acúmulo e criando o sentimento de partilha e solidariedade.

Nós sabemos que estes podem ser tempos de medo e incerteza, mas também acreditamos que podemos tirar proveito de todas as situações da vida, inclusive as que parecem assustadoras e incertas. Que o período de quarentena seja um período em que possamos nos proteger e proteger aqueles que amamos, não só da doença, mas também do pânico que ela pode causar. E que nossas casas sejam nosso refúgio e o refúgio de que nossas crianças necessitam. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para os dias de isolamento e que elas ajudem a criar lembranças felizes em nossos filhos.

Painel de Emoções: construindo inteligência emocional nos pequenos
Menu