Projeto incentiva responsabilidade das crianças com os pets
Com a intenção de conscientizar os alunos sobre os cuidados com os animais de estimação, professora do 1º ano desenvolve projeto que engaja toda a Escola
Pesquisas mostram que ter um animal de estimação contribui muito para o desenvolvimento infantil. Além de agir como parceiro de brincadeiras e até como confidente, crianças que crescem com pets desenvolvem maiores habilidades sociais na fase adulta, como empatia e sociabilidade. Conviver com os animais também ensina aos pequenos lições fundamentais sobre a vida, como lealdade, companheirismo, cuidado com os demais e até como lidar com a perda. Crianças são naturalmente empáticas, e isso é potencializado e desenvolvido ainda mais quando elas têm a oportunidade de cuidar de um animalzinho.
Ainda assim, cabe aos cuidadores e educadores ensinar às crianças sobre a responsabilidade que é cuidar de um animal de estimação. Afinal, tratam-se de vidas que dependem totalmente dos cuidados de nós humanos. Casos de maus-tratos e abandono de animais ainda são comuns. Há muitos casos de donos que veem os animais como objetos e os abandonam quando deixam de ser convenientes. E foi pensando nisso que a professora Márcia Fonseca desenvolveu durante o mês de setembro um projeto de incentivo à responsabilidade e aos cuidados com animais de estimação com os alunos do 1º ano C, e que se estendeu às outras turmas da escola.
Durante o projeto, as crianças assistiram ao filme “Pets – a vida secreta dos bichos”, que fala sobre a amizade de uma garotinha e de seu cãozinho Max. Em seguida, a Escola recebeu a médica veterinária Camila Mantovani, que bateu um papo com as crianças sobre cuidados com os animais. Durante a conversa, a veterinária enfatizou para os alunos sobre a importância de manter as vacinas em dia, de cuidar da higiene dos bichinhos e sobre os benefícios de crescer em convívio com os animais. Além disso, foi ressaltado sobre o valor da vida dos animais e de como precisam ser respeitados e cuidados por nós. Afinal, animais são vidas e não objetos que podem ser descartados.
Em outro momento do projeto, a Escola recebeu Letícia Flores Guesini Rhauan e Fernanda Costa, que fazem parte do grupo voluntário SOS Vira-Latas, que atua em Iporã resgatando animais de rua, maltratados ou abandonados. As meninas do SOS Vira-Latas explicaram para as crianças de que maneiras elas podem contribuir para diminuir os casos de maus-tratos e abandono, e sobre os cofrinhos que ficam expostos no comércio local, onde as pessoas que querem ajudar deixam sua contribuição.
Ao final do trabalho, os alunos fizeram doações de ração para o grupo voluntário. Também foram deixados cofrinhos pela escola para que as crianças façam contribuições. Por fim, com o auxílio das professoras, foram feitos murais com fotos das crianças e seus pets, assim como vídeos onde as crianças falam sobre seu amor pelos animais de estimação, além de recadinhos para outras crianças da comunidade que queiram se engajar na causa.