fbpx

Atividades na Sala de Recursos Multifuncionais é mais educação para os alunos

Na Sala de Recursos Multifuncionais, o trabalho pedagógico visa complementar o trabalho desenvolvido no ensino regular, mas de maneira mais lúdica, sempre procurando contemplar os diferentes estilos de aprendizagem e as diferentes necessidades dos alunos. Nesse sentido, o apelo à ludicidade é um recurso sempre presente nas aulas da Professora Marta Faxina, em sua turma de Sala de Recursos da Escola Nossa Senhora Aparecida.

Na última semana, a partir do tema Páscoa, a professora implementou um projeto que conseguiu despertar grande interesse e engajamento dos alunos, mobilizando-os para momentos muito significativos de aprendizagem. O projeto começou com uma contação de uma história que enfatizava “o verdadeiro sentido da Páscoa”. A história despertou a curiosidade dos alunos e rendeu muitas conversas em sala de aula, nas quais os alunos puderam desenvolver a oralidade e a capacidade de expressão, ao apresentarem suas ideias e sentimentos e ao recontarem a narrativa, a partir da observação das ilustrações.

Depois, a professora propôs uma brincadeira que intitulou o “desafio dos ovos”, na qual o alunos deviam encontrar uma mensagem secreta escondida em ovinhos recheados que foram preparados dentro de uma cesta decorada. Para decifrar as mensagens-desafio que os ovinhos continham, as crianças deviam iluminá-las com uma lanterna, proporcionando muita emoção e prazer à atividade de leitura. Para cumprirem os desafios propostos nas mensagens secretas, as crianças tiveram de usar a magia e o raciocínio para a leitura e para a criação de movimentos, gestos, olhares, mímicas, em atividades dinâmicas e lúdicas.

Os jogos também constituíram parte significativa do projeto. Por meio da confecção e utilização do jogo “pega cenouras”, por exemplo, feito com materiais recicláveis e que continha as letras do alfabeto, os alunos não apenas recordaram os símbolos da Páscoa como também puderam escrever palavras e até produzir frases, versos e até textos. Por fim, a brincadeira do passa ou repassa, com questões diversas sobre os temas trabalhados, ajudou a retomar, a fixar e a avaliar os conteúdos trabalhados.

Por meio de atividades assim, os alunos se mobilizam para a aprendizagem e estabelecem uma relação positiva com a professora e com o processo de construção do conhecimento e isso, segundo a professora, “é muito importante para que os alunos superem possíveis traumas e bloqueios e possam aprender brincando”. Parabéns, Professora e alunos por tanta dedicação e envolvimento nessa aventura de ensinar e aprender!

Atividades lúdicas relembram a Páscoa
Menu