Uma batedeira de bolo, um forno elétrico, alguns ingredientes e aquela vontade de compartilhar uma gostosura com os amigos da turma.

Em língua portuguesa, o gênero textual em pauta na turma do terceiro ano era “texto instrucional”. A proposta da Professora Roberta Kassiane era que cada criança pesquisasse em casa as receitas das gostosuras da família e trouxesse para a escola a sua receita preferida. Desse modo, eles tiveram que ter contato com diferentes receitas. Em matemática, os alunos aprenderam que suas preferências culinárias poderiam resultar em um gráfico e cada aluno votou na receita que considerou a melhor.

Juntos, eles produziram um gráfico com os votos da turma e ainda divulgaram a pesquisa na escola, dando a oportunidade de as outras turmas interagirem também. A culminância desse trabalho, foi a preparação em sala do bolo mais votado na turma. E, após tantos aprendizados, “poder saborear o bolo de chocolate com uma deliciosa cobertura foi incrível”, ressalta a professora Roberta. “Afinal, o bolo tinha o sabor de uma receita maravilhosa preparada com um ingrediente extra muito especial: a troca de experiências, a partilha e a alegria de dividir aquele momento com os amigos”.