CONTA BANCÁRIA EMOCIONAL: O INVESTIMENTO CERTO PARA UMA VIDA FELIZ

Em um cantinho do pátio, uma turminha sentada em círculo, acompanhados pela Professora, vivem um momento marcado por grande emoções. Mas o que será que eles estão fazendo? Ah! É mais uma das dinâmicas do Programa “Líder em mim”.

Desde que foi implantado, no início do ano, o Programa “Líder em mim” vem contribuindo para a mudança de olhar, de comportamentos e de atitudes na ENSA. Para trabalhar o quarto hábito “pense ganha-ganha” das pessoas altamente eficazes, a Professora Michella K. Sassaki desenvolveu com seus estudantes do 2º ano “B”, uma dinâmica sobre a conta bancária emocional.

Ao longo das aulas, os estudantes foram levados a descobrir o que são depósitos na Conta Bancária Emocional, o que são retiradas e depósitos nesse tipo de conta e o modo como os depósitos na Conta Bancária Emocional podem fortalecer os relacionamentos.

Segundo a professora Michella, o objetivo da atividade foi conscientizar os alunos de que “todos nós temos uma Conta Bancária Emocional com cada pessoa com quem convivemos, parecida com uma conta de banco. Quando fazemos depósitos, seja por meio de um elogio, de um favor, de uma atenção, de uma colaboração em uma tarefa do outro, fortalecemos os relacionamentos, mas quando fazemos retiradas, seja negando um favor ou buscando a um interesse particular, corremos o risco de enfraquecer as relações”. A professora enfatizou ainda que certas retiradas da conta bancária emocional de um amigo ou familiar podem ser necessárias, às vezes, mas o segredo para bem administrar esta conta bancária emocional é cuidar para que haja equilíbrio entre os depósitos e as retiradas que fazemos nas diferentes relações que estabelecemos em nosso cotidiano.

A professora defende que, quando fazemos depósitos nas contas bancárias emocionais das pessoas com quem convivemos, estamos promovendo uma relação ganha- ganha.

O ápice do trabalho com o quarto hábito de Steven Covey foi a realização de uma dinâmica sobre a conta bancária emocional. A professora sorteou os nomes dos alunos da turma entre si. Cada estudante sorteou um colega para quem deveria escrever um cartão, fazendo um depósito na Conta Bancária Emocional desse amigo, procurando mostrar o que mais admira neste amigo. Ao final da dinâmica, sentados em círculo no pátio, todos os estudantes fizeram a revelação do amigo sorteado, lendo o cartão produzido e entregando o depósito na conta bancária emocional do amigo por meio do cartão e de um abraço carinhoso.

 

DIA DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA NA ENSA É CELEBRADA COM SERENATA PARA AS IRMÃS
Estudantes da ENSA celebram a Semana da Pátria e o Mês da Bíblia com belíssimas apresentações