Quantas vezes você já parou para admirar o céu? Em tempos dominados pelas inovações tecnológicas, a professora Michella T. K. Sassaki resgata em suas aulas alguns antigos hábitos, que trazem grandes significados para as curiosas mentes infantis. Ao trabalhar o conteúdo relacionado ao Sistema Solar, ela tem desafiado seus alunos do terceiro ano “A” a olharem para o céu.
Nas aulas de Ciências, o primeiro passo foi aguçar ainda mais a curiosidade dos pequenos: a professora verificou os conhecimentos da turma a respeito do Sistema Solar, dos astros e planetas, deixou que expressassem seus sentimentos e impressões pessoais e despertou neles o desejo de aprenderem mais, estimulando-os a observarem o Sol, a Lua, os astros e a acompanharem atentamente as mudanças no desenvolvimento dos dias e o surgimento dos dias e das noites.
Para ampliar o conhecimento da turma, a professora trabalhou, também, os “Movimentos da Terra”. Com um globo terrestre e com uma lanterna, eles simularam os movimentos de rotação e translação e, assim, compreenderam a explicação científica para o fenômeno que, para eles, antes, era um mistério.
M