A Escola Nossa Senhora Aparecida, atenta aos desafios contemporâneos, busca constantemente cumprir com seu papel na formação integral dos seus educandos, desenvolvendo além das habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão textual, o senso crítico, o respeito ao próximo, a alteridade, entre outras virtudes e valores imprescindíveis à vida humana.
Sabemos que fazemos parte de uma sociedade, que muitas vezes influenciamos e nos deixamos influenciar por seus falsos valores, portanto a busca de uma convivência harmônica e respeitosa, entre todos os seres do ambiente, é uma conquista diária, a qual faz parte de um processo constante e inacabado. Muitas são as atividades que visam o despertar da cidadania, entre elas, os alunos dos 5º anos “A” e “B” realizaram, no decorrer do ano letivo, em um primeiro momento, pesquisas dirigidas abordando os seguintes temas: História e Cultura Afro Brasileira e Africana; História e Cultura Afro Brasileira e Indígena; Educação Ambiental; Idoso e Educação no Trânsito. Em um segundo momento, houve um debate regrado, oportunizando, desse modo, a todos os alunos expor sua opinião, conhecimento e experiências referentes aos temas em questão.
Ao debater sobre a necessidade de respeitar aos índios, africanos e suas respectivas culturas, ao idoso, ao meio ambiente e a todos os que participam do trânsito, seja como pedestre ou motorista, possibilitou-se a percepção de que ainda há muito o que se fazer em relação a lei máxima da Constituição Federal que é a de que “TODOS OS INDIVÍDUOS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM SEUS DIREITOS E DEVERES”. A lei, porém, não discrimina ninguém, mas o ser humano, sim. A lei busca garantir a igualdade em um mundo salvo de preconceitos, mas há pessoas que não compreendem, que dissimulam, que disfarçam e mascaram o preconceito.
Todas as leis surgem para atender às necessidades da época. Muitas leis já surgiram e muitas outras surgirão até que o ser humano se sensibilize e evolua ao passo de perceber que a máxima de todas elas é o respeito a si mesmo e ao próximo, sem exceção, sem ressalvas, sem “mas nem porém”.
Em um terceiro momento, os alunos foram instigados a produzir, a expressar-se, por meio de palavras, versos e rimas, suas inquietações e percepções acerca dos temas pesquisados e debatidos. Embora o processo de formação de um cidadão exija paciência, dedicação e um fazer diário, estamos convictos de que estamos no caminho certo.
Para os mais curiosos, oportunizamos um espiar nos maravilhosos poeminhas que por aqui surgiram.
(Professora Elisangela dos Santos Polido)
A ARTE DE CONVIVER
Devemos respeitar os índios
Defender sua tradição
Não invadir seu espaço
Tratá-los como irmãos.
Os africanos trazidos
Para o Brasil para trabalhar
Aqui viveram sofridos
Isso tem que mudar!
Ser um bom motorista
É ser muito prudente.
Cuidar de si e dos outros
Para evitar acidentes.
O nosso futuro depende
Daquilo que hoje fazemos
Cuidar do meio ambiente
É um dever que nós temos.
Devemos cuidar dos idosos
Dar muito amor e carinho
Respeitar os seus direitos
E nunca deixá-los sozinhos.
(João Pedro F. Mandotti – 5 º “A”)
CERTA VEZ…
Certa vez
Ouvi dois depoimentos.
Dois idosos com histórias
Completamente diferentes.
Uma das histórias era assim:
“Ao ficar mais velha,
Meus filhos cuidaram de mim.
Sempre fui muito amada.
Meus netos queridos
Sempre me acompanham.
Amo a minha família!”
A segunda história era mais ou menos assim:
“Ao ficar mais velha
Não fui tratada com respeito.
Tenho hematomas por todo o corpo.
Fui jogada nesse asilo
E aqui fiquei esquecida.
Sei de muitas coisas,
Tenho sabedoria,
Mas ninguém me dá ouvidos.
Obrigada por me ouvir!
Sou sofrida,
Abandonada,
Machucada.”
Com essas histórias tirei uma lição
Tratarei bem aos outros
Para que quando eu estiver nessa situação
Eu seja bem tratada e mantenha viva a minha dignidade.
(Sara Sanches Maia – 5 º “A”)
RESPEITO MÚTUO
As leis foram criadas
Porque tem gente que não respeita o direito dos outros.
Respeitar é uma questão de educação
E é fundamental ao ser humano.
O respeito cabe em qualquer lugar.
Se você quer ser respeitado, respeite os outros!
Respeite sua cultura, religião,
Cor, língua e costumes.
Não corra, não beba ao dirigir.
Isso pode custar caro!
Respeite a vida dos outros
Para que eles respeitem a sua.
Lembre-se de que todos nós ficaremos idosos
Então respeite todos os idosos!
Escute-os sempre,
Pois eles têm mais experiência de vida!
Também não vamos nos esquecer
De preservar a natureza
Pois ela é fundamental
E nos possibilita a vida.
(Kemily Aline H. Frigeri – 5 º “B”)
IDOSO
É importante respeitar,
Amar, cuidar, ouvir, conversar.
O idoso é mãe, é pai, é avó, é avô…
Que só quer sua atenção e um bocado de amor.
Tem o direito de descansar,
Da vida desfrutar,
Tem histórias pra contar
E muita cultura para ensinar.
(Sabrine S. Candioto – 5º “B”)
TRÂNSITO
Dê passagem a quem precisa
Para não atropelar.
Se tem faixa, atravesse!
Mas não corra em cima dela.
Valorize a sua vida
E também a do seu irmão.
Se dirigir não beba!
Para não ficar no chão.
Seja criança ou adulto,
O cinto terá que usar.
Quem não se protege perde,
A chance de se salvar.
(Ana Júlia Botura – 5º “B”)
IDADE AVANÇADA
Os idosos são pessoas
De idade avançada
Que necessitam de cuidados
Para que não lhes aconteça nada.
Eles nos amaram
E também nos educaram
Por isso merecem respeito
E viver em um mundo sem preconceitos.
(Lucas Gustavo Peixoto – 5º “B”)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É importante respeitar o ambiente
Preservar a natureza,
Sempre cuidar
Para não perdermos sua beleza.
Conhecer o ambiente
Ter consciência e respeitar,
Caso contrário, um dia
Isso tudo pode acabar.
(Rayra S. de Deus Hiromi- 5º “B”)
CUIDADO!
Todos nós devemos cuidar do meio ambiente
Precisamos nos conscientizar
De que o planeta está doente.
A hora é agora!
Com pequenos gestos do dia-à-dia,
Ajudaremos nossa natureza querida
E com isso estaremos poupando
E também salvando nossas vidas.
O presente e o futuro
Estão em nossas mãos.
Cada um faz um pouco
Com muito amor e dedicação.
(Gabriele Botelho – 5º “B”)
NOSSOS DEVERES
Cuidar dos idosos é o nosso dever.
Respeitar e amar é o que devemos fazer.
Muita paciência e carinho
E nunca deixá-los se sentirem sozinhos.
(Bruna S. Gimenes – 5º “A”)
SOMOS TODOS IGUAIS
Os idosos são como nós
Só viveram mais do que a gente
Com eles temos que conversar
Pois são mais experientes.
Educação no trânsito
Todos devemos ter.
Pois não podemos sair atropelando
Quem a gente ver.
Os indígenas e os africanos
Fazem parte da nossa cultura
Pois ajudaram a construir
Toda a nossa estrutura.
(Amanda Ferraz – 5º “A”
SEM PRECONCEITOS
Idoso… toda hora!
Na hora de amar, cuidar e dengar…
Devemos respeitar
Não importa o lugar.
Carinho? Devemos dar.
Pois um dia também iremos precisar
Amor e respeito?
Todo idoso tem direito!
Quando vejo um idoso
Vou logo ajudar
Pois o tal de preconceito
Nunca irá me dominar!
(Maria Fernanda K. Moretto – 5º “A”)
ATENÇÃO!
Temos que respeitar
Os índios, conhecer.
A todos, amar.
É assim que tem que ser!
Brancos ou negros
Somos todos iguais.
Não há diferença.
Escravizar? Jamais!
Devemos cuidar
De toda a natureza,
Pois nela encontramos
Muita riqueza e beleza.
No trânsito,
Temos que ter respeito
Perigo nele há de haver:
Atenção de todo jeito!
Com os idosos devemos ter
Carinho e compreensão,
Pois eles nos viram crescer
Nos dedicaram tempo e atenção.
(Matheus Henrique B. de Oliveira – 5º “A”)