DESAFIOS SÓCIO-EDUCACIONAIS

A Escola Nossa Senhora Aparecida, atenta aos desafios contemporâneos, busca constantemente cumprir com seu papel na formação integral dos seus educandos, desenvolvendo além das habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão textual, o senso crítico, o respeito ao próximo, a alteridade, entre outras virtudes e valores imprescindíveis à vida humana.

Sabemos que fazemos parte de uma sociedade, que muitas vezes influenciamos e nos deixamos influenciar por seus falsos valores, portanto a busca de uma convivência harmônica e respeitosa, entre todos os seres do ambiente, é uma conquista diária, a qual faz parte de um processo constante e inacabado. Muitas são as atividades que visam o despertar da cidadania, entre elas, os alunos dos 5º anos “A” e “B” realizaram, no decorrer do ano letivo, em um primeiro momento, pesquisas dirigidas abordando os seguintes temas: História e Cultura Afro Brasileira e Africana; História e Cultura Afro Brasileira e Indígena; Educação Ambiental; Idoso e Educação no Trânsito. Em um segundo momento, houve um debate regrado, oportunizando, desse modo, a todos os alunos expor sua opinião, conhecimento e experiências referentes aos temas em questão.

Ao debater sobre a necessidade de respeitar aos índios, africanos e suas respectivas culturas, ao idoso, ao meio ambiente e a todos os que participam do trânsito, seja como pedestre ou motorista, possibilitou-se a percepção de que ainda há muito o que se fazer em relação a lei máxima da Constituição Federal que é a de que “TODOS OS INDIVÍDUOS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM SEUS DIREITOS E DEVERES”. A lei, porém, não discrimina ninguém, mas o ser humano, sim. A lei busca garantir a igualdade em um mundo salvo de preconceitos, mas há pessoas que não compreendem, que dissimulam, que disfarçam e mascaram o preconceito.

Todas as leis surgem para atender às necessidades da época. Muitas leis já surgiram e muitas outras surgirão até que o ser humano se sensibilize e evolua ao passo de perceber que a máxima de todas elas é o respeito a si mesmo e ao próximo, sem exceção, sem ressalvas, sem “mas nem porém”.

Em um terceiro momento, os alunos foram instigados a produzir, a expressar-se, por meio de palavras, versos e rimas, suas inquietações e percepções acerca dos temas pesquisados e debatidos. Embora o processo de formação de um cidadão exija paciência, dedicação e um fazer diário, estamos convictos de que estamos no caminho certo.

Para os mais curiosos, oportunizamos um espiar nos maravilhosos poeminhas que por aqui surgiram.

(Professora Elisangela dos Santos Polido)

A ARTE DE CONVIVER

Devemos respeitar os índios

Defender sua tradição

Não invadir seu espaço

Tratá-los como irmãos.

Os africanos trazidos

Para o Brasil para trabalhar

Aqui viveram sofridos

Isso tem que mudar!

Ser um bom motorista

É ser muito prudente.

Cuidar de si e dos outros

Para evitar acidentes.

O nosso futuro depende

Daquilo que hoje fazemos

Cuidar do meio ambiente

É um dever que nós temos.

Devemos cuidar dos idosos

Dar muito amor e carinho

Respeitar os seus direitos

E nunca deixá-los sozinhos.

(João Pedro F. Mandotti – 5 º “A”)

CERTA VEZ…

Certa vez

Ouvi dois depoimentos.

Dois idosos com histórias

Completamente diferentes.

Uma das histórias era assim:

“Ao ficar mais velha,

Meus filhos cuidaram de mim.

Sempre fui muito amada.

Meus netos queridos

Sempre me acompanham.

Amo a minha família!”

A segunda história era mais ou menos assim:

“Ao ficar mais velha

Não fui tratada com respeito.

Tenho hematomas por todo o corpo.

Fui jogada nesse asilo

E aqui fiquei esquecida.

Sei de muitas coisas,

Tenho sabedoria,

Mas ninguém me dá ouvidos.

Obrigada por me ouvir!

Sou sofrida,

Abandonada,

Machucada.”

Com essas histórias tirei uma lição

Tratarei bem aos outros

Para que quando eu estiver nessa situação

Eu seja bem tratada e mantenha viva a minha dignidade.

(Sara Sanches Maia – 5 º “A”)

RESPEITO MÚTUO

As leis foram criadas

Porque tem gente que não respeita o direito dos outros.

Respeitar é uma questão de educação

E é fundamental ao ser humano.

O respeito cabe em qualquer lugar.

Se você quer ser respeitado, respeite os outros!

Respeite sua cultura, religião,

Cor, língua e costumes.

Não corra, não beba ao dirigir.

Isso pode custar caro!

Respeite a vida dos outros

Para que eles respeitem a sua.

Lembre-se de que todos nós ficaremos idosos

Então respeite todos os idosos!

Escute-os sempre,

Pois eles têm mais experiência de vida!

Também não vamos nos esquecer

De preservar a natureza

Pois ela é fundamental

E nos possibilita a vida.

(Kemily Aline H. Frigeri – 5 º “B”)

IDOSO

É importante respeitar,

Amar, cuidar, ouvir, conversar.

O idoso é mãe, é pai, é avó, é avô…

Que só quer sua atenção e um bocado de amor.

Tem o direito de descansar,

Da vida desfrutar,

Tem histórias pra contar

E muita cultura para ensinar.

(Sabrine S. Candioto – 5º “B”)

 

TRÂNSITO

Dê passagem a quem precisa

Para não atropelar.

Se tem faixa, atravesse!

Mas não corra em cima dela.

Valorize a sua vida

E também a do seu irmão.

Se dirigir não beba!

Para não ficar no chão.

Seja criança ou adulto,

O cinto terá que usar.

Quem não se protege perde,

A chance de se salvar.

(Ana Júlia Botura – 5º “B”)

IDADE AVANÇADA

Os idosos são pessoas

De idade avançada

Que necessitam de cuidados

Para que não lhes aconteça nada.

Eles nos amaram

E também nos educaram

Por isso merecem respeito

E viver em um mundo sem preconceitos.

(Lucas Gustavo Peixoto – 5º “B”)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

É importante respeitar o ambiente

Preservar a natureza,

Sempre cuidar

Para não perdermos sua beleza.

Conhecer o ambiente

Ter consciência e respeitar,

Caso contrário, um dia

Isso tudo pode acabar.

(Rayra S. de Deus Hiromi- 5º “B”)

CUIDADO!

Todos nós devemos cuidar do meio ambiente

Precisamos nos conscientizar

De que o planeta está doente.

A hora é agora!

Com pequenos gestos do dia-à-dia,

Ajudaremos nossa natureza querida

E com isso estaremos poupando

E também salvando nossas vidas.

O presente e o futuro

Estão em nossas mãos.

Cada um faz um pouco

Com muito amor e dedicação.

(Gabriele Botelho – 5º “B”)

 

NOSSOS DEVERES

Cuidar dos idosos é o nosso dever.

Respeitar e amar é o que devemos fazer.

Muita paciência e carinho

E nunca deixá-los se sentirem sozinhos.

(Bruna S. Gimenes – 5º “A”)

SOMOS TODOS IGUAIS

Os idosos são como nós

Só viveram mais do que a gente

Com eles temos que conversar

Pois são mais experientes.

Educação no trânsito

Todos devemos ter.

Pois não podemos sair atropelando

Quem a gente ver.

Os indígenas e os africanos

Fazem parte da nossa cultura

Pois ajudaram a construir

Toda a nossa estrutura.

(Amanda Ferraz – 5º “A”

SEM PRECONCEITOS

Idoso… toda hora!

Na hora de amar, cuidar e dengar…

Devemos respeitar

Não importa o lugar.

Carinho? Devemos dar.

Pois um dia também iremos precisar

Amor e respeito?

Todo idoso tem direito!

Quando vejo um idoso

Vou logo ajudar

Pois o tal de preconceito

Nunca irá me dominar!

(Maria Fernanda K. Moretto – 5º “A”)

ATENÇÃO!

Temos que respeitar

Os índios, conhecer.

A todos, amar.

É assim que tem que ser!

Brancos ou negros

Somos todos iguais.

Não há diferença.

Escravizar? Jamais!

Devemos cuidar

De toda a natureza,

Pois nela encontramos

Muita riqueza e beleza.

No trânsito,

Temos que ter respeito

Perigo nele há de haver:

Atenção de todo jeito!

Com os idosos devemos ter

Carinho e compreensão,

Pois eles nos viram crescer

Nos dedicaram tempo e atenção.

(Matheus Henrique B. de Oliveira – 5º “A”)

DSC04416 DSC04411 DSC04408 DSC04386 DSC04385

 

FORMAÇÃO CONTINUADA
7 DE SETEMBRO