Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com informação e consciência

O crescimento populacional mundial, a industrialização, o consumo desenfreado e o uso de agrotóxicos nos cultivos são algumas das ações que vêm alertando pesquisadores do mundo todo para uma mudança efetiva em nossos hábitos, com o objetivo de proteger o Meio Ambiente. E é com esta preocupação, que as educadoras da ENSA abordaram, ao longo da última semana, atividades de conscientização relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

A professora Luciane Ciolin, por exemplo, realizou uma atividade lúdica em que seus alunos associaram frases com desenhos criados por eles mesmos.

Já as professoras Adriana Kiihl e Juliana Moreira dos Jardins III A, B e C, desenvolveram uma série de atividades que iniciaram com a exibição do filme “Mônica 3R”, fazendo uma indicação aos 3 pilares da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), seguida com uma música em que as crianças puderam cantar e refletir sobre as maravilhas da natureza. Para orientá-las sobre o descarte do lixo com as respectivas cores das lixeiras e a reutilização de materiais recicláveis, os aluninhos do jardim participaram de uma aula especial com demonstrações, concluindo as atividades com a produção do brinquedo “cai cai”.

Para as professoras Adriana e Juliana, esse tipo de abordagem ajuda a sensibilizar as crianças para uma consciência ambiental de modo mais profundo. “A criança precisa associar o lixo com o Meio Ambiente, relacionando, inclusive, os impactos que isso tem na saúde humana. Por serem temas complexos e diversos, optamos em desenvolver uma ação em que elas tivessem mais tempo para processar essas informações, percebendo, portanto, as ações delas mesmas e das pessoas ao seu redor. Verificamos o quanto elas se engajaram, e o resultado foi muito positivo. E para incentivá-las a manter um comportamento sustentável, cada aluno recebeu um boton de “protetor do Meio Ambiente”, finalizaram as educadoras.

Mudar hábitos é difícil. Por isso, quanto mais cedo educarmos as crianças para os desafios do futuro, mais preparadas elas estarão quando adultas. Mas se você já é um adulto, ainda dá tempo de mudar e ser também um protetor do Meio Ambiente 😉

ENSA cria Ciranda de Leitura para resgatar e valorizar a leitura convencional
Mudamos o nosso e-mail institucional