ENSA CELEBRA JUBILEU DE DIAMANTE DE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA DA IRMÃ HILDA STEFANI EM IPORÃ

No dia 02 de dezembro, a comunidade iporãense lotou a Casa da Cultura para um evento de grande importância para a comunidade:  a Noite Cultural da Escola Nossa Senhora Aparecida. 

Em 2022, a Irmã Hilda Stefani completa 60 anos de Vida Religiosa Consagrada a Deus e ao serviço aos irmãos. Desses, 45 anos foram dedicados à comunidade iporãense, onde ela chegou em 11 de fevereiro de 1977, para atuar como professora da Escola Nossa Senhora Aparecida, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Mar ia, a qual ela pertence.

Aqui em Iporã, ela construiu seu lar, integrando-se à vida da comunidade iporãense e, principalmente, à comunidade escolar da ENSA e à comunidade das Irmãs – com a Madre Lúcia, a Irmã Ida, a saudosa Irmã Maria Ana Dal Santo e tantas outras religiosas e aspirantes, que por aqui passaram ou aqui iniciaram a sua formação vocacional. Ela lembra com carinho de quando foi chamada para realizar sua missão em Iporã e relata que, apesar de não ter pedido para vir para cá, aqui, ela sempre se sentiu em casa. Naquela época, a mata da região estava praticamente intacta e, por isso, apesar de todas as dificuldades que enfrentou, desde o início ela amou esta terra e as pessoas deste lugar. Descobriu neste cantinho do Paraná, um modo de conservar vivas na memória as lembranças da sua infância e da sua família de tradição rural.

Na ENSA, ela foi professora, Orientadora Educacional e, a partir de 1986, tornou-se a diretora da escola, assumindo o compromisso de conduzir o popular “educandário”, sempre com muito amor e dedicação. Dada a sua importância para a vida da comunidade local, neste ano de 2022, ela vem recebendo algumas homenagens em comemoração ao seu Jubileu de Diamante de Vida Religiosa Consagrada a Deus!

Por isso, juntamente com o evento de encerramento do ano letivo e das atividades do primeiro ano do Programa “Líder em mim” da Escola Nossa Senhora Aparecida, a comunidade escolar surpreendeu a Irmã Hilda com uma Noite Cultural com apresentações diversas que resgatam sua história de vida e sua missão e exaltam as virtudes da religiosa que continua inspirando inúmeras gerações em Iporã.

Na abertura do evento, a diretora auxiliar Sueli Sanches Maia acolheu os presentes e revelou à Irmã Hilda o motivo real da celebração da noite e ressaltou o quanto se sente abençoada por trabalhar ao lado das Irmãs. O Padre Fernando Lucena, vigário paroquial, fez questão de dar a sua bênção e prestar a sua homenagem à Irmã Hilda, destacando a sua importância e a importância da Escola Nossa Senhora Aparecida para a comunidade, a única escola confessional católica da Diocese de Umuarama. Ele também convidou os presentes para uma celebração em Ação de graças pelo Jubileu de Diamante de Vida Religiosa consagrada da Irmã Hilda Stefani, que seria realizada no domingo de manha, 04 de dezembro.

Algumas religiosas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, da Província de São Paulo,  também prestigiaram a Irmã Hilda com sua presença no evento. E a Irmã Maria Aparecida Barboza, que é filha de Iporã, representando a Congregação das Irmãs do ICM, apresentou um vídeo da coordenadora geral do Setor Educação da Rede ICM, Irmã Elenar Berghahn, e também prestou sua homenagem à diretora e expressou sua gratidão por ter começado o seu aspirantado na Escola Nossa Senhora Aparecida, onde foi acolhida e orientada, no início de sua formação como religiosa, pelas Irmãs Hilda Stefani e Maria Ana Dal Santo (in memoriam).

Na sequência, os cerimonialistas da noite, Luiz Ricardo Mexia e Camila Ruiz do Nascimento, ambos ex-alunos da Irmã Hilda e agora pais de alunos da ENSA, assumiram a condução da programação da noite que contou com apresentações de todas as turmas da escola, incluindo coral, paródias sobre a vida da religiosa, danças, cantos e performances diversas com a entrega de rosas, muitos mimos e lindas homenagens àquela que se empenha diariamente para oferecer aos estudantes e à comunidade iporãense a melhor educação.

Ao final das apresentações, a homenageada da noite agradeceu a presença e o carinho de todos e as homenagens recebidas e levou a plateia aos risos ao dizer que ela não era aquilo tudo o que as apresentações mostraram, que ela está longe de ser o modelo de perfeição e que ali todos sabiam o quanto a Irmã Hilda é “brava”, mas também sorriu e acrescentou que “quem ama corrige”, por isso, ninguém pode duvidar do seu amor pelas crianças e por sua missão.

                         

COMUNIDADE PAROQUIAL CELEBRA JUBILEU DE DIAMANTE DE VIDA RELIGIOSA DA IRMÃ HILDA STEFANI
DIA DOS PROFESSORES É CELEBRADO COM MUITO CARINHO, RECONHECIMENTO E UM DELICIOSO JANTAR NA ENSA