ENSA finaliza Campanha da Fraternidade com o início da ação “Lacre do Bem”

Com o encerramento da Campanha da Fraternidade nessa Páscoa, a ENSA iniciou hoje a ação “Lacre do Bem”: uma mobilização que busca juntar 120 quilos de lacre de latinhas descartáveis para serem trocados, na Uopecan, por uma cadeira de rodas. A mesma será doada ao Lar Beneficente Frederico Ozanam, localizada em Iporã.

A ação dá seguimento às reflexões realizadas em sala de aula durante a Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2019 foi “Fraternidade e Políticas Públicas”. Nesse sentido, o Lacre do Bem é um exercício pedagógico que busca fomentar cidadãos conscientes, críticos e resolutivos, conforme preconiza a Base Curricular da Rede. Pois, ao intervirem em seu meio social para fazer uma doação a partir de uma campanha, as crianças estarão sendo capacitadas para problematizar o contexto em que vivem, refletindo que nem sempre as políticas públicas atendem a todas as demandas sociais. Sendo assim, ações coletivas como esta são relevantes para que elas aprendam a trabalhar na construção de uma sociedade mais digna e justa para todos. “Esta ação desencadeará nos estudantes um processo reflexivo, em que eles irão perceber assuntos latentes de nossa sociedade atual, como o impacto ambiental causado pelo excesso de lixo, o reaproveitamento de materiais recicláveis, a questão econômica do reciclável e a atitude fraternal de ajudar pessoas que carecem de certas estruturas e serviços”, explica a coordenação da ENSA.

Para agilizar o cumprimento da meta, a ENSA estará coletando os lacres junto com o CMEI Lázara Fanti Marques, onde, desde o ano passado, é realizada a campanha “Cata Lata”. Durante a finalização da Campanha da Fraternidade, Selma Maria Bagarolo, coordenadora desse CMEI, realizou uma fala com os alunos da ENSA para contar como o Cata Lata iniciou e quais foram os resultados obtidos desde então. “Conheci uma voluntária da Uopecan que trabalhava em um projeto que envolvia lacres de lata revertidos em cadeiras de roda. Achei a ideia tão interessante que decidi amadurecê-la com a equipe do CMEI”, disse.

Com o objetivo de sensibilizar e engajar pais e alunos, a escola de Selma desenvolveu o projeto a partir da conscientização ambiental, social e sanitária, o que acabou gerando resultados positivos. “A ideia teve tão boa aceitação que começamos a receber ajuda de pessoas que não pertenciam à comunidade escolar. Inclusive, as latas foram vendidas e o valor arrecadado foi investido na festa de natal das crianças do CMEI”, explicou. Mas, juntar os 120 kg de lacre estipulados pela Uopecan foi o um desafio na visão da coordenadora. “Não chegamos a atingir a meta. Porém, fomos surpreendidos com a doação anônima de uma cadeira de rodas seminova, que foi doada por nossos alunos ao Lar Beneficente Frederico Ozanam”.

Na ENSA, os lacres poderão ser entregues nas salas de aula até dezembro, quando finaliza o período de coleta. Mas como a própria Selma destacou, juntar 120 quilos de lacre não é uma tarefa fácil. Para isso, o Lacre do Bem necessita da participação de toda a comunidade escolar, como os pais, alunos, professores, colaboradores e a sociedade em um todo. “A Campanha da Fraternidade terminou, mas o nosso espírito fraternal e de equipe continua. Vamos nos unir nesta bela causa e juntar os lacres das latinhas. Não custa nada para nós, e se conseguirmos unir forças e juntar os 120 kg, estaremos fazendo uma grande diferença na vida dos idosos que serão contemplados com essa tão sonhada cadeira de rodas”, finaliza a direção da ENSA.

Apresentações do Dia das Mães encantam e emocionam
Feliz Páscoa!!!