Sobre a Unidade de Educação

Unidade de Educação

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida foi fundada por um grupo de irmãs da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que chegou aqui, no município de Iporã, no dia 10 de fevereiro de 1960. Tinham o intuito de dar continuidade ao projeto de uma educação cristã, segundo o projeto de Deus e o sonho de Bárbara Maix.

A chegada das irmãs na cidade foi marcada por comemoração festiva por parte da população, que as aguardavam ansiosa.

No dia 11 de fevereiro, uma Missa solene, presidida pelo bispo Diocesano, selou o compromisso das irmãs com a comunidade, que a partir de então começaram a organizar a escola, realizando as primeiras matrículas e acolhendo as primeiras crianças.

São mais de cinquenta anos de história, de serviço e doação, entre muitas lutas e conquistas, que fizeram desta escola uma referência educacional no município, destacando-se em pesquisas de opinião pública por seu exímio trabalho e pela formação de cidadãos capazes de  transformar a sociedade.

Missão –  Promover educação de excelência, que priorize a vida e a ciência, contribuindo para a formação de pessoas conscientes e solidárias, comprometidas com a construção de um mundo melhor.

 Visão –  Ser uma Rede de Escolas de excelência com práticas e ambientes pedagógicos inovadores, que capacitem os estudantes a enfrentarem os desafios da sociedade do conhecimento.

Princípios de Gestão – Os princípios norteadores da gestão na Rede ICM de Educação provocam-nos a assumir uma postura de aprendizagem, baseada nos conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade, o que nos desafia e motiva a planejar, organizar, executar e avaliar, conjuntamente, desenvolvendo ações eficazes para aprimorar as relações humanas, numa dimensão ética, social e sustentável, assegurando a vivência da cidadania e os valores que promovem, protegem e dignificam a vida humana.