O eu, o outro e o nós: reconhecendo-se como um pequeno indivíduo no mundo

Aqui na ENSA, observamos uma necessidade de instruir as crianças para que elas conheçam o próprio corpo, já que muitas chegam à Educação Infantil sem muita consciência das próprias características físicas e das funções de cada parte que as compõe. Além disso, acreditamos que o conhecimento sobre o corpo humano possibilita que elas se reconheçam como seres individualizados no mundo, diferenciando-se do que é externo e do outro, além de contribuir para uma melhor higiene pessoal. As atividades de autoconhecimento também possibilitam que as crianças compreendam as possibilidades de movimento que elas têm, além de desenvolver a noção espacial e coordenação motora.

Pensando nisso, as professoras dos Jardins II A e B da manhã, Michella Sassaki e Patrícia Santana produziram com os alunos diversas atividades sobre o corpo humano, em um pequeno projeto que levou os pequenos a uma jornada de autoconhecimento, fazendo-os olhar para si mesmos e para o outro.

Para este empreendimento, as professoras criaram cartazes ilustrativos, brincadeiras, músicas e atividades que dialogavam com as crianças sobre as partes do corpo humano e suas funções. Os pequenos puderam, ainda, identificar suas características individuais, como cor de olhos e pele, cabelos, estatura, entre outros traços que tornam únicos todos nós. Falar sobre essas características estimulou nos alunos o reconhecimento da diversidade e valorização das características únicas de cada um, fortalecendo a autoestima, o autoconhecimento e o reconhecimento das particularidades dos colegas.

ENSA recebe instalação de energia solar
Encantando-se com as cores: propostas lúdicas para a aprendizagem