A beleza das cores atrai os olhinhos admirados dos alunos do terceiro ano “C”. Nesta divertida atividade de Arte, sob a orientação da Professora Luana Margatto, eles fizeram a mágica da transformação das cores acontecer, misturando as cores primárias para obter as cores secundárias.
Além da compreensão do processo de combinação das cores, a aula proporcionou o contato com a tinta, com a pintura, resultando em lindas produções. Esse tipo de aula prática propicia aos estudantes um acesso mais amplo e democrático ao processo de construção do conhecimento. Isso porque esta prática contempla diferentes estilos de aprendizagem e isso contribui para que todos aprendam mais. Segundo pesquisas, há estudantes que aprendem mais pela visão (observando ou desenhando), outros pela audição (ouvindo a explicação do professor e a interação verbal da turma ou falando) ou pelo tato (fazendo, construindo, experimentando algo palpável) ou lendo e escrevendo, ou ainda, por uma combinação de vários desses modos de aprender. Assim, embora todos tenham condições de aprender por caminhos metodológicos diversos, de acordo com seu estilo de aprendizagem predominante, os estudantes podem ser considerados visuais, auditivos, cinestésicos, linguísticos ou multimodais.
Para garantir um ensino de qualidade, as professoras da ENSA procuram propiciar aos estudantes uma multiplicidade de experiências, de modo a explorar o potencial de cada um a favor da aprendizagem. Nesta aula de Arte, a professora associa o conhecimento sobre as cores a esta experiência concreta que torna as aulas e os dias na ENSA muito mais animados e coloridos.
sec