“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Já dizia Antoine Exupery, em “O Pequeno Príncipe”. E isso nem sempre é fácil, porque “somos pequenas explosões de emoções, o tempo todo”, mas nem sempre sabemos definir os sentimentos que inundam nosso próprio coração. Também não se nasce sabendo lidar com as emoções. O autocontrole, o equilíbrio emocional é algo que se aprende, ao longo da vida e deve ser trabalhado na escola, desde a Educação Infantil. Por isso, reconhecendo que a inteligência emocional é tão importante quanto a inteligência intelectual e que ela afeta diretamente o processo de aprendizagem, as relações, os comportamentos e a vida humana, as Professoras Camila Zanuto, Patrícia Santana e Rosiani Katachinski, desde o início do ano, na ENSA, estão empenhadas no trabalho com as emoções dos pequenos das turmas do Jardim II “A”, “B” e “C”.
A partir da leitura do livro “Monstro das cores”, as turmas cantaram, brincaram, confeccionaram cartazes e participaram de rodas de conversa e jogos diversos visando o reconhecimento das próprias emoções. Tomar consciência do medo, da tristeza, da alegria, da saudade ajuda as crianças a encararem a vida de modo mais equilibrado. Afinal, não somos responsáveis pelo que sentimos, mas o que fazemos diante do que sentimos é algo que pode e deve ser aprendido.