Vamos aprender sobre o sistema respiratório?

Poderia ser apenas uma aula teórica ou um esquema no livro para os alunos compreenderem os mecanismos da respiração. Mas para motivar o pensamento e a atitude científica dos alunos 5o ano A, a professora Fernanda Zago Mexia propôs à turma confeccionar uma réplica que demonstrasse a função do diafragma. E deu muito certo!

As crianças se reuniram em grupos com garrafas recicláveis, bexigas, massinha de modelar, entre outros materiais e construíram suas próprias representações do órgão. E ficou tão incrível, que elas apresentaram aos demais colegas do Ensino Fundamental da manhã o conteúdo que aprenderam em aula.

“Quando o aluno trabalha com réplicas, representações ou maquetes, ele aprende de forma muito mais abrangente e profunda. Essa complexidade o capacita a lidar com imprevistos. Por exemplo, teve aluno que não tinha massinha de modelar e fez sua própria massa com farinha de trigo, adaptando a réplica. Essa improvisação faz do aluno um indivíduo mais imaginativo e, sem dúvidas, isso impulsiona a sua criatividade”, complementou a educadora.

 

Feliz dia do coordenador pedagógico
A natureza contada em histórias infantis