Nesta semana, os alunos da ENSA retomam suas atividades. Isso representa separar da família de novo, socialização, tarefas para casa, cuidados com o uniforme, enfim, mudanças na vida das crianças que, naturalmente, causam certa preocupaçãozinha nos pais.
Para ajudá-los no processo de readaptação à rotina escola, listamos cinco dicas simples para colocar em prática, preparados?
- Converse: o retorno às aulas pode ser motivo de ansiedade e medo nas crianças. É imprescindível que a família converse a respeito das emoções para preparar a criança física e psicologicamente às exigências escolares. Por isso, é necessário que as ameaças e as chantagens sejam evitadas. A motivação deve vir pelo benefício do aprendizado e do conhecimento. Do contrário, só irá disparar a ansiedade e a baixo autoestima. Ajude a criança a mediar suas expectativas e a buscar motivações saudáveis.
- Promova interação: o retorno às aulas pode ser feito de forma mais prazerosa se os laços afetivos estão mais sólidos. Por exemplo, antes de as aulas iniciarem, reúna os coleguinhas de seus filhos para uma roda de brincadeiras (futebol, bonecas, amarelinha, etc.). Essa interação antes das aulas aumentará a confiança e a autoestima da criança, ajudando-a na reintegração com a escola;
- Retome a rotina de modo gradual: se viajar, não deixe para retornar às vésperas das aulas. Retome aos poucos a rotina, especialmente os horários críticos como a hora do banho, da refeição e a do sono. Assim, a criança não sentirá as mudanças que estão por vir de forma abrupta.
- Seja organizado: as crianças não compreendem o porquê, mas elas sofrem com a falta de organização dos pais. Por isso, cheque se há necessidade de comprar ou reparar algum material: caderno, mochila, lancheira, uniforme, etc., e faça isso com antecipação para o bem-estar dela;
- Planeje as atividades escolares: a criança não tem a noção de tempo como um adulto. Para evitar crises de ansiedade e garantir um bom rendimento na escola, crie um cronograma com os horários das aulas, incluindo o tempo aos estudos, datas das provas, entregas de trabalhos, eventos, etc. As mentes brilhantes deste mundo têm um hábito em comum: a organização e a consistência em suas atividades.
Com os estímulos adequados, as crianças podem ter uma ótima experiência com a volta às aulas. Mas recordem, sem a organização e ajuda dos pais esse processo pode ser uma experiência penosa para a criança.
Desejamos a todos e todas umas boas-vindas. Que Deus nos abençoe nesta jornada até dezembro. Amém!