2º Tríduo em Homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora

Estamos realizando o Tríduo em homenagem à padroeira da escola, Nossa Senhora Auxiliadora. Entre várias orações, os alunos realizarem pesquisas sobre sua história.

História

Nossa Senhora Auxiliadora, vocação instituída pelo Papa Pio V no ano de 1816, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano, no Estreito de Lepanto, porta de entrada para a Europa.

A igreja católica por sua vez, passava por um momento difícil com o início do Protestantismo e divisões em toda a Europa. Esse ambiente tornava a Europa cristã frágil diante do poder do exército muçulmano. Depois de um grande esforço, o Papa Pio V conseguiu unir novamente a Europa em vista do ideal de defender a vida e a fé do povo.

O Papa Pio V em 1571 instituiu o título de Nossa Senhora Auxiliadora ou Maria Auxiliadora. O Papa Pio VII confirmou a memorável profecia da mãe de Jesus: “Eis que me chamarão a Bem-Aventurada de todas as gerações”.

A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi confeccionada conforme descrição dos muçulmanos presos.

Padroeira

Nossa Senhora Auxiliadora é padroeira de Goiânia, Iporá, Bagé, Iraí, Santa Maria do Pará, de Colorado, Porto Velho e Rio Verde de Mato Grosso.

O caso das velas da devoção

Um acidente automobilístico ocorreu no dia 12 de maio de 2011. Em torno das 5h da manhã, o motorista Daniel Dias Pereira saiu de Caçapava do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, com mil velas divididas em dez caixas. Alguns quilômetros após deixar a cidade, na BR153, ele perdeu o controle do carro numa curva e colidiu com um furgão, contra uma parede de pedras, que fica ao lada da estrada. O automóvel que ele conduzia teve perda total, mas o motorista nada sofreu, e nenhuma vela quebrou.

Proprietária de uma loja em Bagé, a comerciante Adriana Caminha foi quem encomendou o carregamento de velas para revender à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, que realizaria a procissão em homenagem à santa, no dia 24 de maio. “Quando fiquei sabendo que o carro tinha dado perda total, falei que só por um milagre as velas se salvariam”, contou.

O fato correu a cidade e, segundo a comerciante, aumentou a procura pelas velas. “A procura foi bem maior. Hoje em dia é tão raro um milagre. Essas velas já vieram bentas”, crê a comerciante.

Procissão Luminosa

Também em Bagé, nas noites de 24 de maio, após missa realizada na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, ocorre uma procissão em homenagem à santa. Os milhares de fiéis percorrem as ruas do centro da cidade, com a maioria carregando velas.

Turma do Pré A explorando Jogos no Laboratório de Informática.
Nutricionista realiza educação alimentar com crianças