AULAS ON-LINE, E AGORA?

Como fazer o seu filho, criança ou adolescente, se concentrar nessa nova modalidade que iniciaremos a partir da próxima semana?

As aulas online foram a opção recomendada para dar seguimento ao ensino em casa. Toda a comunidade educativa está se adaptando a essa nova modalidade, e ansiosos para que tudo possa correr da melhor forma. O setor de orientação educacional, buscou fundamentar-se para auxiliar a todos com algumas dicas e pontos importantes para o bom funcionamento desta estratégia. Confira:

A concentração de cada criança/adolescente é diferente, alguns distraem-se com maior facilidade enquanto que outros concentram-se a uma tarefa sem perder o foco. Além disso, o tempo de concentração para cada faixa etária não é igual. Por isso é tão difícil precisar com certeza o funcionamento de cada um e dar dicas. Contudo, existem alguns pontos interessantes que podem ser organizados e analisados para cada família.

  • AMBIENTE DE ESTUDO: um ambiente organizado, limpo e sem muitos estímulos favorece a atenção focada na atividade. Se for possível que se disponha de uma mesa e cadeira adequados para a boa postura do estudante durante a realização das aulas/tarefas também é importante.
  • DISTRAÇÕES: evite distrações no momento em que o aluno está assistindo as aulas ou realizando suas tarefas. Favoreça para que o ambiente esteja silencioso, sem televisão, música ou outros barulhos. É importante que o celular não esteja presente no ambiente de estudo para evitar aquela “olhadinha”. Chamar o aluno para outras atividades ou compromissos durante o tempo de estudo também pode prejudicar que retome sua concentração posteriormente.
  • ACOMPANHAMENTO: considerando que as aulas serão ministradas através da plataforma classroom, sendo acessado do computador (preferencialmente para facilitar a atenção e interação) é fundamental que algum adulto supervisione ou, de preferência, acompanhe este período. Auxiliando para que não haja o acesso a redes sociais ou outros sites que roubem sua atenção.
  • COMPROMISSO: as aulas deverão ser assistidas enquanto são ministradas ou disponibilizadas. O aluno deve estar disponível para realiza-las durante o seu período letivo. Ou seja, se o aluno estuda de manhã, todas as manhãs, em seu horário normal de aula, deverá estar disponível para elas. As atividades solicitadas pelos professores deverão também ser entregues no prazo estipulado.
  • DESCANSO: tal qual na escola, o aluno pode e deve fazer um intervalo durante o período de estudo, considere a individualidade de cada criança, mas de preferência ao horário habitual do recreio.
  • ROTINA: a rotina favorece a organização e a concentração, por isso, fique atento aos horários e tente mantê-los como na escola, dentro do possível.
  • ESFORÇO: somos todos tentados a optar pelo mais fácil, neste sentido, sabemos que em casa o acesso à internet facilitará para o aluno encontrar a resposta aos desafios postados pelos professores. É importante que converse com o aluno sobre o seu esforço em tentar responder de acordo com o que entendeu/aprendeu, para que o professor possa perceber se está assimilando o conteúdo.

Toda a mudança gera reorganização, sabemos que todos estão preocupados sobre o rendimento das aulas e o aprendizado dos alunos. Temos certeza de que surgirão dúvidas, mas com paciência, compreensão e colaboração de todos iremos superar com sucesso este desafio.

ATIVIDADES DOMICILIARES.
COMO MANTER A ROTINA DIÁRIA?