Literatura e Alfabetização: uma parceria de sucesso

Era uma vez… e assim começa a maioria dos momentos mais alegres e encantadores das crianças. Os pequenos adoram os momentos de história, sem contar que o uso da literatura na alfabetização torna o processo mais lúdico e significativo para eles; unindo esses dois processos o aluno entra em contato com o mundo letrado, amplia seu vocabulário, pode fazer comparações com o que já conhece e ampliar sua compreensão e conhecimento sobre o assunto desenvolvido, além é claro, de exercitar o poder da sua imaginação.

Foi pensando neste processo que, os alunos dos primeiros anos todos os dias tem um momento da rotina da aula para ouvir histórias. Histórias da professora ou histórias que eles mesmos tem em suas casas e trazem para a escola a fim de compartilhar com os colegas e a professora seus livros, pois os pais tem conhecimento e acompanham através da atividades a temática que está sendo desenvolvida nas aulas.
Outro recurso que estimula essa parceria de literatura e alfabetização está sendo concretizada com a “Sacola da leitura”, a qual é um projeto desenvolvido também pelas professoras dos primeiros anos com o objetivo de aproximar o contato da criança com o livro, estimular a leitura, propiciar a escrita, bem como o processo de construção da própria criança. A “sacola da leitura” é uma mala, uma sacola que visita cada noite uma casa diferente com uma deliciosa leitura para os pequenos e um caderno de registro (em desenho e escrita) onde eles possam colocar uma parte da história de acordo com seu entendimento desenhando e colorindo o que leram.
As histórias são muito importantes no processo de alfabetização e letramento infantil, e devem estar presentes em todas as fases de desenvolvimento criança, para que ela seja quando adulta uma leitora também!

Dia Mundial do livro