Mais de 200 estudantes participam do Concurso de Redação da Rede ICM

Terminou o maior concurso integrado da Rede ICM em 2021. Nesta quarta-feira, 20/10, foi aplicada a prova do Concurso de Redação com as turmas do 9º ano. O evento mobilizou mais de 200 estudantes, de 14 unidades de ensino no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na prova de hoje, foi exigida a produção de um conto que teve como tema um misterioso desaparecimento de crianças em todo mundo, abduzidas para dentro dos dispositivos móveis.

Confira o contexto descrito na prova:

Imagine que, por algum motivo misterioso, as crianças de todas as idades e etnias, no mundo todo, começaram a desaparecer. O Pânico tomou conta de todas as pessoas. Pais, amigos e familiares começaram a procurar as crianças por todos os lugares. Entretanto, quando descobriram que as crianças, na verdade, haviam sido abduzidas para dentro dos seus dispositivos móveis, descobriram que elas não queriam mais voltar para a vida real.

Por que isso começou a acontecer? O que levou as crianças a não quererem mais voltar? Como era dentro dos dispositivos? O que tiveram que fazer para convencer as crianças do contrário? Eles conseguiram? Como se resolveu este problema?

Junto com a apresentação, os estudantes foram orientados quanto as regras como, por exemplo, o mínimo de 11 linhas e o máximo de 35 linhas, e o tempo de 1h30min para a produção do conto. A prova foi aplicada nas unidades de ensino e utilizou o google classroom. Professores e monitores deram o suporte necessário aos estudantes.

Cada redação será avaliada por dois professores. O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro. Os vencedores receberão medalha e certificação de honra ao mérito nas suas respectivas unidades.

O Concurso de Redação é uma promoção do Comitê de Educação da Rede ICM. Oportuniza mais aprendizagem aos estudantes, sobretudo em torno da produção textual, incentivando-os a buscarem a excelência na produção escrita. Foram promovidas em três etapas: com estudantes da 3ª série do Ensino Médio, 5º ano do fundamental e a última, realizada hoje. Essa atividade, juntamente com o conhecimento obtido ao longo da educação básica, auxilia os alunos a enfrentarem com mais tranquilidade o ENEM e demais vestibulares.

 

CAFÉ FILOSÓFICO – 5º ANO
ELETROMAGNETISMO – 8º ANO.