TÉCNICA DE EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO

No 9º ano, um dos conteúdos trabalhados em biologia é genética e hereditariedade. Nossas células contém o núcleo e dentro dele está nossa identidade genética: o DNA 🧬.

Através da técnica de extração de DNA, optou-se pelo uso do morango. Os morangos que consumimos são plantas da espécie Fragaria ananassa. Estas  plantas são rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas que enfeitam jardins. Elas se reproduzem principalmente por meio do estolão, que é um ramo que cresce paralelo ao chão, gerando brotos de novas plantas. As variedades de morangos que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam naturalmente na Europa (França e Rússia) e nas Américas (Chile e Estados Unidos). O uso de morangos para essa técnica se dá, pois estes são octaplóide, isto é, possuem 8 (oito) cópias de  cada conjunto de cromossomos.

Aliar teoria e prática, faz como que o conteúdo trabalhado em sala de aula seja melhor construído e consistente, trazendo reflexões pertinentes ao dia-a-dia!

MATERNAL 1 – ARTE AO AR LIVRE: PINTURA SUSPENSA EM CD.
PRÉ 1 – A POÇÃO MÁGICA DA CUCA.