Assistência Social: colaboradores de SP e RJ peregrinam pelos caminhos de Bárbara Maix
A Rede ICM de Assistência Social deu início ao programa de formação permanente dos colaboradores (as) das unidades socioassistênciais. Na Região Sudeste e Sul, o 1º módulo teve como tema a formação humana e espiritual.
Segundo a Irmã Maria Bernardete Macarini, coordenadora da Rede ICM de Assistência Social, o 1º módulo tem o objetivo de aprofundar o carisma, espiritualidade e missão da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, na proposta metodológica de Bárbara Maix, fundamentada no projeto de Jesus Cristo.
“Com a formação, queremos qualificar o serviço e a missão da nossa Rede ICM na área da Assistência Social. Estes são dois dias que mais parecem retiro espiritual onde aprofundamos o conhecimento sobre a vida de Bárbara Maix” disse Ir. Bernardete.
O 1º módulo da formação permanente será realizado em três oportunidades. Nas duas primeiras: dias 22 e 23 de março, a formação foi realizada com os colaboradores da Região Sudeste, das unidades socioassistênciais de São Paulo e Rio de Janeiro, no Instituto Imaculado Coração de Maria, na cidade do Rio de Janeiro. O grupo peregrinou pelos espaços onde Bárbara Maix passou.
Já na quinta e sexta-feira, 28 e 29 de março, foi a vez do primeiro grupo de colaboradores das unidades da Região Sul. Em Porto Alegre, no Instituto Imaculado Coração de Maria, a formação é assessorada pelas Irmãs Élida Debastiani, Conselheira Geral do Setor de Formação, e Gentila Richetti, postuladora da beatificação de Bárbara Maix.
Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação e presidente da Rede ICM, esteve presente no encontro de Porto Alegre e destacou que cada colaborador participa diretamente da missão da Congregação:
“É gratificante ver quantas pessoas estão envolvidas na atividade de manter vivo o Carisma de Bárbara Maix. Por isso, nosso trabalho tem impacto na sociedade. Todos somos responsáveis por fazer um Brasil melhor. Não podemos ficar alheios e devemos formar bem as pessoas que passam por nós, para que haja mais humanidade e um futuro melhor” disse.