Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus celebra 80 anos
Louvar e agradecer o legado de 80 anos de transformação de vidas por meio da acolhida, educação e da promoção da assistência social. Foi assim que a Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus reuniu a comunidade para celebrar as oito décadas de vida e missão.
A marca histórica foi celebrada na quinta-feira, 20 de junho, com Missa em Ação de Graças realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade. A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom Edson Batista de Mello, reuniu educandos, famílias, funcionários e as Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
A equipe da Casa da Criança também se empenhou para que o momento se tornasse especial. As crianças e adolescentes participaram com a participação nas leituras e no coral que animou a celebração.
A Coordenadora da Rede ICM de Assistência Social, Irmã Maria Bernardete Macarini, destacou em sua fala o histórico da Casa da Criança, a contribuição da comunidade para a vida e missão social da unidade e o maior benefício: a promoção da vida, da dignidade e acesso aos direitos das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Lembro também que, atualmente, a unidade socioassitencial conta com a primeira leiga na direção e que, em conjunto com toda a equipe de colaboradores, têm dado continuidade ao legado e ensinamentos da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação.
Festa na Comunidade
Outro momento importante foi a grande festa realizada pela instituição. No dia 22, a festa Junina reuniu toda a comunidade para confraternizar os 80 da instituição. Apresentações culturais, brincadeiras e deliciosas comidas típicas tornaram esse momento ainda mais alegre.
Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus
Fundada em 22 de junho de 1944 por um grupo de senhoras da Ação Católica, a Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus foi criada para prestar assistência às crianças em situação de abandono. Em 1950, a responsabilidade da obra foi passada para a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que então iniciaram a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, uma prática que perdurou até 2010. Devido a mudanças na legislação sobre entidades beneficentes, o atendimento escolar foi encerrado e a instituição passou a focar exclusivamente na Assistência Social, atendendo crianças e adolescentes em dois turnos.
Esta celebração de 80 anos não foi apenas um marco de tempo, mas um grandioso memorial de fé e da prática do evangelho, refletindo o compromisso contínuo da instituição com a comunidade cachoeirense.