Educação Infantil em foco: Rede ICM reúne mais de 200 professores em formação

Mais de 200 educadores da Rede ICM de Educação, vindos de cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, participaram, no dia 31 de maio, do Encontro de Professores da Educação Infantil, o maior evento do ano promovido pelo setor Educação da Rede.
O encontro, realizado no centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo (RS), teve como objetivo fortalecer a prática pedagógica, promover a troca de experiências e refletir criticamente sobre os desafios e possibilidades da Educação Infantil na Rede ICM. Tudo isso alinhado aos princípios, diretrizes e valores que norteiam a missão educativa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Irmã Elenar Luisa Berghahn destacou o encontro como espaço de enriquecimento mútuo e de fortalecimento da excelência na educação promovida:
“O principal objetivo de reunir os professores é fazer um alinhamento de Rede. Todos nós temos bons profissionais, todas as nossas unidades desenvolvem um trabalho significativo, por isso é importante alinhar uma mesma perspectiva na ação educativa”, afirmou.
A programação do evento foi dinâmica e pensada para promover mais conhecimento, troca de experiências e fortalecimento da unidade na missão.
Na parte da manhã, os professores acompanharam uma formação geral conduzida pela especialista Vanessa Ely, do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado (RS), que abordou o tema “Educação Infantil: espaço de quê? Exploratório ou preparatório?”. Já no turno da tarde, os educadores participaram de oficinas práticas que aprofundaram temas fundamentais para a ação pedagógica, como letramento e numeramento, produção textual, iniciação científica, musicalização, corporeidade, documentação pedagógica, mundo bilíngue e ensino religioso.
Além da escuta institucional, o evento também abriu espaço para a voz dos professores, que vivenciam, diariamente, o desafio e a beleza de educar na primeira infância, importante fase da vida de qualquer pessoa.
Valéria Algarve, coordenadora pedagógica do Colégio Puríssimo, de Rio Claro (SP), destacou a troca de experiências como positiva: “O encontro foi maravilhoso por reunir todos os professores de Educação Infantil da Rede, pelas trocas de experiências que tivemos e pela riqueza de repensarmos o nosso fazer pedagógico diário, pensando em estratégias para que possamos contribuir ainda mais para a aprendizagem das nossas crianças”, afirmou.
Já a professora Raíssa, da Escola São Benedito, de Bagé (RS), afirmou: “O encontro foi de grande valia. Conseguimos ter um momento e um espaço para discutir todas as questões que são pertinentes à Educação Infantil. Nesse momento, conseguimos juntar todas as lacunas que estavam em aberto e que precisamos desenvolver, dentro de um espaço que foi amplo, plural e acolhedor, que nos permitiu, acima de tudo, inúmeras reflexões. Certamente aprendemos muito.”.
Ao final do encontro, ficou evidente que cada momento de partilha, aprendizado e reflexão terá um impacto direto na prática pedagógica, chegando até quem realmente importa: os pequenos estudantes da Educação Infantil, que são a razão e a inspiração do trabalho desenvolvido na Rede ICM de Educação.