Irmã Marlise aos colaboradores da Assistência Social: “Vocês fazem o trabalho que Bárbara faria hoje”
A presidente da Rede ICM Irmã Marlise Hendges foi ao encontro dos colaboradores que participavam do grande encontro da Assistência Social, em Lajeado/RS. Na ocasião, sua mensagem encerrou a atividade e animou os participantes para a missão de promover mais vida diante de uma realidade marcada pela desigualdade.
“Se a gente olhar para o nosso Brasil, hoje, vamos ver que que o nosso trabalho não é muito valorizado. Estamos tendo cada vez mais dificuldades para poder ter meios e realizar a nossa missão. Mesmo assim tenham a certeza de que o bonito trabalho que vocês realizam não tem preço. Sigam em frente!” Exortou a presidente.
Irmã Marlise disse ainda que se alegra ao ver, no pouco tempo de Rede ICM, a missão acontecendo com integração em todas as unidades. Destacou que o trabalho será cada vez mais percebido pela sociedade:
“Hoje a gente vê a beleza da Rede se tornando realidade. Sozinho quase ninguém sobrevive. Temos que nos dar as mãos e trabalhar juntos. Quando agimos em conjunto, em rede, somos mais visíveis na sociedade, não é mesmo? Todos com o mesmo objetivo e com a mesma meta”, disse.
Por diversas vezes, a presidente lembrou as palavras e ações da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Destacou que a fundadora ICM chamou as crianças de “pérolas de subido valor”, esse mesmo adjetivo foi repassado aos colaboradores:
“Agradeço a cada uma de vocês e digo que vocês são pérolas preciosas nesse trabalho social importante para o Reino de Deus. Vocês são os braços, as pernas e o coração da fundadora. Sem vocês para nos ajudar, as Irmãs fariam um trabalho muito pequeno, mas, com todos vocês juntos, vejam a maravilha que podemos fazer. Receba a gratidão do fundo do meu coração e em nome de toda a congregação. Vocês fazem o trabalho que Bárbara faria hoje. Estamos aqui em nome dela.”.
Irmã Marlise lembrou a luta entidades pela manutenção da filantropia. Caso o congresso e o governo aprovem essa medida, pode haver o fechamento de muitos espaços que acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Irmã pediu que cada pessoa motive essa luta em prol de mais vida e igualdade para o povo:
“Temos que lutar por um país mais igualitário. Brasil é um dos países com maior desigualdade social. É triste ouvir isso. Precisamos fazer a nossa parte e colaborar com um país mais justo, onde as pessoas possam viver com dignidade, assim como Deus quer” afirmou.
Por fim, a presidente ICM lembrou uma passagem do Evangelho em que os discípulos relataram as alegrias da missão para Jesus. Como resposta, o Filho de Deus disse aos discípulos que seus nomes estavam escritos no céu. E isso era a alegria maior.
“Vocês não fazem um trabalho qualquer. Trabalham numa obra fundada por Deus. Vivem uma faceta do Evangelho, ajudando as famílias e as crianças a terem condições de vida digna. E eu quero dizer isso a vocês: tenho certeza que o nome de vocês está escrito no céu, com tudo o que vocês fazem, de bonito, de humano e de maravilhoso” finalizou.
Formação Permanente
O grande encontro dos colaboradores encerra um ano de muito conhecimento para os colaboradores da Rede ICM de Assistência Social. O Programa, divido em módulos, reuniu a diversidade de todos os trabalhadores da Rede: equipe técnica, pedagógica, serviços administrativos e gerais.
Divididos em turmas, sendo duas no Sul e uma no Sudeste, receberam capacitação e qualificação a partir do estudo dos princípios da Rede ICM, da Política Nacional de Assistência Social, planejamento estratégico e princípios de gestão.