Rede ICM investe na formação de coordenadores pedagógicos em seminário estratégico

Com o compromisso de aprimorar continuamente a qualidade da educação oferecida, a Rede ICM promove, nos dias 25 e 26 de março, em Porto Alegre (RS), um seminário voltado para diretoras, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O encontro reúne profissionais das unidades de ensino do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além de educadores e gestores da área da Assistência Social.
Serão dois dias de imersão em conhecimento, com uma programação estratégica que contempla seis palestras e atividade prática. Os temas abordados — neurociência, consciência e integração, convivência escolar, análise de dados e gestão pedagógica — visam fortalecer as competências dos gestores e impulsionar a construção de um ambiente educacional mais humano, inclusivo e inovador. O Sistema de Ensino Poliedro é parceiro desse encontro.
Irmã Maria Freire da Silva, presidente da Rede ICM, acolheu os participantes afirmando que o evento é uma importante troca de experiência: “Que seja um bom encontro, que seja intenso na experiencia do saber, de doar e compartilhar o saber. Que seja um mergulho na experiência daquele que é o motivo dinamizador da Rede ICM (Jesus Cristo).
Para a Irmã Elenar Luisa Berghahn, Coordenadora do Setor Educação, fortalecer o papel do Coordenador Pedagógico é fundamental para construir a excelência no ensino:
Vamos fortalecer o papel do coordenador pedagógico nas nossas unidades de ensino, porque é ele contribui muito para que a excelência educativa aconteça e, também, subsidiá-los em todos os elementos fortaleçam a certeza de que uma educação de qualidade se faz com pessoas também fortalecidas, preparadas e com competência”.
A iniciativa reafirma o compromisso da Rede ICM com a formação contínua de suas lideranças. Ao proporcionar esse espaço de aprendizado e troca de experiências, a Rede potencializa o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficientes e alinhadas às demandas atuais do ensino.
Confira a Programação:
25 de Março:
Neurociência e aprendizagem
Palestrante: Elvira Souza Lima
Abordagem do desenvolvimento humano e o que se espera de cada estudante nas diferentes etapas da sua formação. Compreender o funcionamento do sistema emocional e o papel das emoções na aprendizagem dos conhecimentos escolares, especialmente no contexto pós-pandemia.
Atividade Prática: O papel do Coordenador Pedagógico
Palestrante: Rodrigo Fulgêncio
Atividade focada nas múltiplas responsabilidades e desafios enfrentados pelo orientador pedagógico. Serão discutidos temas como avaliação dos professores, feedback construtivo e a gestão de dados educacionais.
Palestra: Conviver e integrar
Palestrante: Roberta Amendola
Será discutido o conceito de integração e convivência escolar, compartilhando práticas e reflexões sobre como promover um ambiente educacional inclusivo e cooperativo, abordando a importância de integrar alunos, professores e família para o fortalecimento da comunidade escolar.
Dia 26 de Março:
Avaliações Modelo Pisa e Gestão de Avaliação
Palestrante: Vanessa Rodrigues
Compartilhará reflexões profundas sobre avaliações educacionais, as demandas dos principais exames nacionais e a preparação dos estudantes para os exames focada nas habilidades e competências e no desenvolvimento integra dos alunos.
Palestra: Pessoas precisam de pessoas: a obra é lugar de gente feliz.
Palestrante: Raphaela Lupion.
Reflexão sobre a escola, identidade, missão e carisma é, antes de tudo, falar de pessoas, maior patrimônio de uma instituição. A força das relações e o trabalho coletivo tornam uma escola em espaço de fé, pertença e realização da missão.
Palestra: Gestão de pessoas e o papel do coordenador.
Palestrante: Virgínia Chiavaro.
O papel do coordenador pedagógico na criação de um ambiente organizacional colaborativo, positivo, produtivo para docentes e demais membros da equipe. Serão debatidas práticas de lideranças, comunicação eficaz, desenvolvimento de equipe, entre outros temas.
Palestra: Gestão de dados para potencializar o aprendizado
Palestrante: Lenir Moraes e Clarice Fernandes
Análise do relatório do desempenho da rede no ano de 2024 a partir dos dados da evolucional. Com isso, a importância da gestão de dados, análise para aprimorar a prática pedagógica. E alcançar resultados significativos
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br