Alunos Destaques do CCM: Clara Dias da Costa é 2ª Prenda Mirim da 13ª Região Tradicionalista.

Não sabemos ao certo quando foi a primeira vez que ela foi ao CTG ou que colocou seu primeiro vestido de prenda, pois o tradicionalismo sempre foi muito presente em sua família.
Na 50ª Ciranda Regional de Prendas, que aconteceu no DTG Noel Guarany da UFSM, Clara Dias da Costa, aluna CCM do 6º ano do Ensino Fundamental (Turma 62), que adora ouvir histórias dos mais antigos, contou a história de sua família desde os tempos da Revolução Farroupilha, onde o acordo de Paz foi assinado por David Canabarro e Duque de Caxias na fazenda Ponche Verde, pertencente ao seu hexavô Alexandre Simões Pires, passando pela geração de seu bisavô, que um de seus irmãos Ciro Dias da Costa, integrou o conhecido Grupo dos 8, considerados os Pioneiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, sua avô e sua mãe que além de serem atuantes no tradicionalismo, sempre apoiaram Clara para dar seguimento ao legado de sua família.
Diante das provas que Clara executou na Ciranda Regional, ela contou um pouquinho da história de Santa Maria, através da Dona Maria, pois ainda muito pequena, aprendeu a confeccionar a boneca Abaiomi, e ao descobrir através de leituras, que sua Entidade Tradicionalista, A.T. Estância do Minuano localiza-se onde há tempos atrás era uma sesmaria e que provavelmente foi para lá que Dona Maria foi levada como escrava, fascinou a menina aos seus 11 anos.
E, quem já ouviu falar do Mito do Gaúcho que laçou o avião? Clara com sua curiosidade enorme, apresentou em sua Mostra Folclórica a façanha de Euclides Guterres e Irineo Noal, que se alguém já for na Ferragem Bozzano poderá ter a certeza de que sim, Euclides laçou o avião paulistinha de Irineo, pois hoje é impossível se repetir tamanha façanha!
Muitas pessoas ajudaram Clara em toda sua preparação para participar da Ciranda, as quais ela sempre será muito grata, mas o apoio do Colégio Coração de Maria foi fundamental para a concretização deste sonho, que era da Clara.
Sua mãe conta que relutou muito para deixar Clara ser Prenda de Faixa, que sempre incentivou na dedicação ao Violino, arte que ela escolheu aos seus 8 anos, mas que hoje seu coração enche de orgulho quando amigos de todo o Estado e de fora, parabenizam pela espontaneidade, alegria e autenticidade da Clara por onde passa e, convida para buscarem na plataforma do youtube as apresentações da menina durante a Ciranda Regional, afirmando Clara é uma criança que ama ser criança!

(Créditos das Fotos: Camila Milder, Anaí Rigão e Deivis Bueno)
Agradecemos à mãe de Clara, Laura Dias da Costa Dutra pelas informações tão bem apresentadas.
A última foto ela está comemorando a conquista com suas colegas de aula!

 

Compartilhando saberes: “De olho na Ciência” e “Mostra Pedagógica e Literária”
É ouro no JESMA: basquete mirim masculino vence todas e conquista 1º lugar!