Uma viagem pela Idade Média: 6ºs anos do Ensino Fundamental.

Quem nunca sonhou em morar em um castelo e ter uma vida de um Senhor Feudal?
Quem sabe que a Igreja Medieval teve importante papel do século V ao XV?
E que nesta sociedade (Medieval) os camponeses eram os constituintes da base da sociedade feudal. Mesmo compondo a expressa maioria da população medieval, esses eram subordinados à autoridade dos grandes proprietários de terra pelo sistema de servidão.
Todas estas histórias medievais foram trabalhadas ao longo do terceiro trimestre na disciplina de História com os sextos anos do Colégio Coração de Maria.
Aprendemos através das explicações, interpretações, vídeos e sobretudo de forma lúdica, fazendo maquetes medievais que grande parte dos castelos que existem no mundo hoje são um registro valioso da arquitetura medieval, que reúne os estilos bizantino, românico e gótico.
Aprendemos que a Igreja se tornou a mais poderosa instituição feudal, foi acumulando bens móveis e imóveis por meio de doações feitas por ricos aristocratas que se convertiam e por alguns imperadores. Foram feitas maquetes de Castelos Medievais, Igrejas feudais e casa dos servos, com plantações, animais e tudo que constituía o feudo. Toda a atividade foi realizada em sala de aula com os alunos aprendendo a criar, trabalhar em grupo, conhecer mais a história e seu colega, uma atividade bastante interessante.

(Fotos e texto: Profª Isa Cristina Barbosa)

5ºs anos: viagem de estudos amplia aprendizagens.
O amor em primeiro lugar!