A Proposta de Valor desenvolvida nas diferentes Etapas da Educação Básica na Rede ICM de Educação tem como princípio o desenvolvimento integral da pessoa. Sendo assim, a Unidade de Ensino realiza o seu fazer pedagógico atenta às demandas atuais e futuras no cumprimento de uma educação de excelência humana e acadêmica.
Cursos
Proposta de Valor da Rede ICM de Educação
Art. 21. As famílias encontram na Educação Infantil das Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação, uma proposta de valor fundamentada na aprendizagem integral, que valoriza cada experiência vivenciada. É Proposta de Valor na Educação Infantil:
- Identidade e autonomia: A criança desenvolve a construção da identidade e da autonomia, num processo de interação, afetividade, diversidade, construção e apropriação de regras de convivência, ações de autocuidado e confiança em suas capacidades, despertando os sentimentos e atitudes de solidariedade e respeito mútuo.
- Criatividade: A criança estimula o pensamento criativo, o encantamento pela descoberta, imaginação, fantasia, desafios, explorações individuais e coletivas. Potencializa a curiosidade em pesquisar, interagir com os ambientes, a perguntar, a brincar com as ideias e a pensar de maneira flexível.
- Espaços Lúdicos e Criativos: Os espaços apresentam um design inovador, diferenciado, com ambientes amplos, organizados, coloridos, comunicativos e acolhedores. Os materiais, brinquedos e brincadeiras são utilizados como incentivo para a exploração, a troca, a descoberta e a aprendizagem.
- Aprendendo em diferentes linguagens: O processo educativo valoriza as diferentes linguagens utilizadas pelas crianças em sua interação com o mundo. Fala, escrita, representações gráficas, gestos, olhares, comportamentos, produções, brincadeiras e jogos são utilizadas pelas crianças para expressar seus sonhos, temores, curiosidades, sentimentos e espiritualidade, ancorados na mediação sensível e cuidadosa do adulto.
- Cuidado, Convivência e Afeto: A Unidade de Ensino oferece um ambiente seguro, acolhedor, com base em valores de cooperação, respeito, partilha e solidariedade, o qual proporciona vivências e convivências estimuladoras para o desenvolvimento da criança em seus múltiplos aspectos. Conta com profissionais afetivos e especializados para trabalhar com as diferenças e que garantam o bem-estar do aluno, acolhendo-o na sua individualidade.
- Flexibilidade de horários: A Rede ICM de Educação, para maior segurança e tranquilidade da família, proporciona horários flexíveis. A modalidade de oferta e condições para a flexibilização do horário são disciplinadas no Projeto Político Pedagógico Anual da Unidade de Ensino, respeitadas as normativas legais sobre o cumprimento de dias letivos e carga horária.
Objetivos da Educação Infantil
Art. 28. Constituem-se objetivos da Educação Infantil na Unidade de Ensino:
- Propiciar o desenvolvimento integral da criança nas múltiplas linguagens: física, psíquica, transcendental, intelectual e social, oportunizando a sociabilização do aluno no ambiente escolar, construindo relações coletivas com afetividade e autonomia, através da ludicidade;
- Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças;
- Possibilitar a complementaridade da ação (cuidar e educar) da família e da comunidade, auxiliando o aluno no exercício do respeito ao outro, de forma a construir sua própria identidade para o crescimento pessoal e coletivo;
- Promover a ampliação do contexto sociocultural e da criatividade na construção da identidade;
- Despertar a curiosidade, a criatividade, a valorização da vida e da vivência de valores humanos e cristãos;
- Propiciar situações de aprendizagem, motivando a ampliação do processo de construção do conhecimento, partindo de situações do seu cotidiano.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede ICM de Educação, a Unidade de Ensino desenvolve um processo formativo integral, amplia as potencialidades dos alunos, a socialização e o conhecimento. É Proposta de Valor nos Anos iniciais do Ensino Fundamental:
I. Cooperação e consciência coletiva: O aluno constrói as habilidades socioemocionais que permitem o trabalho em equipe, de forma solidária e interativa, respeitando as diferenças e desenvolvendo a capacidade de estabelecer e manter relações baseadas no diálogo, na ética e na cooperação.
II. Iniciação Científica e Aprendizagem investigativa: Os alunos integram, de forma qualificada, ciência e tecnologia com vistas ao desenvolvimento da competência investigativa, dos procedimentos de pesquisa científica, ampliando seu olhar investigativo e sua capacidade de estabelecer relações.
III. Espaços Lúdicos e Inovadores: Os espaços de aprendizagem são alegres, interativos, organizados e aguçam a criatividade, agregando a importância do pensar e argumentar com a ludicidade, a interação, a autonomia e a vivência de valores.
IV. Competência Comunicativa: A Competência Comunicativa potencializa a capacidade de comunicação e de expressão, possibilitando ao aluno o desenvolvimento da autoria e da criticidade, através da leitura, da interpretação e da interação com o universo cultural e com as diferentes linguagens.
V. Consciência Ecológica: Estimula a prática de uma vida saudável e sustentável, visando o cuidado consigo, com o outro e com o ambiente, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema e com a melhoria da qualidade de vida no Planeta.
VI. Educação financeira: Desenvolve o senso de organização e a compreensão de que as coisas têm preço e têm valor. Incentiva a administração de recursos e o consumo consciente numa visão coletiva e humanitária.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental as Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação consolidam os conhecimentos adquiridos, impulsionando o desenvolvimento intelectual do aluno, ampliando suas experiências e práticas socioculturais. É Proposta de Valor nos Anos Finais do Ensino Fundamental:
I. Protagonismo e liderança: O processo de ensino promove o crescimento pessoal e coletivo, o desenvolvimento da autonomia, a iniciativa, a colaboração, a participação, a ampliação de saberes e a competitividade saudável com ética e responsabilidade.
II. Cientificidade e Desenvolvimento Tecnológico: Desafia o estudante a interagir com as novas tecnologias e com a pesquisa com foco na intervenção social. Possibilita a sistematização das informações circulantes e a formação de uma base sólida que leva à interação com conhecimentos cada vez mais complexos, criando e produzindo com inovação.
III. Espaços colaborativos e conectados: Os Espaços colaborativos e conectados são espaços multimodais e inovadores que ressignificam a aprendizagem com o apoio das tecnologias digitais; desenvolvem Habilidades e Competências e criam conexões entre os componentes curriculares por meio de projetos de aprendizagem, num ensino globalizado.
IV. Aprender a Aprender: Desenvolve habilidades permitindo ao aluno continuar aprendendo ao longo de sua vida, a partir de uma base conceituai sólida, da ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo no seu processo de aprendizagem.
V. Sustentabilidade e Cuidado com o Mundo: Enfatiza e desenvolve o sentido de pertencimento, a justiça social e o compromisso cidadão, através do fortalecimento da criticidade e da solidariedade, preparando o aluno para interagir com o mundo em que vive, respeitando as diferentes culturas.
VI. Autogestão financeira: Desenvolve no aluno o pensar estratégico em relação ao gerenciamento de seus recursos, do tempo e da sua ação. Constrói o senso ético e sustentável para a tomada de decisões, com foco no controle das finanças e no planejamento para uma vida melhor.
Objetivos do Ensino Fundamental
Art. 29. Constituem-se objetivos do Ensino Fundamental na Unidade de Ensino:
- Estimular o desenvolvimento da complexidade do pensamento, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, vivenciando a autonomia;
- Estimular à pesquisa e à experimentação na busca do aprender a aprender, desenvolvendo o raciocínio e a capacidade de compreensão;
- Oportunizar a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta o ethos social desejado;
- Estimular o exercício da tolerância como eixo relacional fortalecedor dos vínculos familiares e da vida social;
- Propor situações de aprendizagem que privilegiem a construção de conceitos e a autonomia no pensar e no agir, perseverando na busca do conhecimento;
- Ampliar o exercício dos valores humanos e cristãos, estabelecendo relações dialogais e fraternas;
- Propiciar a formação da consciência solidária, percebendo o outro como agente possibilitador de novas relações;
- Possibilitar a construção de conhecimentos básicos, sistematizados e significativos;
- Oportunizar a instrumentalização conceituai do aluno, possibilitando o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento;
- Estimular o domínio de instrumentos de compreensão crítica da realidade, da natureza, da auto expressão e da comunicação social;
- Assumir o compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.
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