Maternal 2, PréN1A e PréN1B brincando com água e areia

Na tarde de 3 de dezembro de 2019, os alunos das turmas Maternal 2, Pré N1A e Pré N1B do Colégio Imaculada Conceição organizaram um momento de contato direto entre natureza. As professoras observavam o grande interesse das crianças em brincar na areia que, por vezes, estava molhada e não permitia o acesso. Em uma ação de desemaredamento e de maior experiência entre natureza e crianças, sugeriram uma tarde com areia molhada, água fresca e muita experimentação. Compreendendo que, para Tiriba (2010, p.7) “As atividades ao ar livre proporcionam aprendizagens que se relacionam ao estado de espírito porque colocam as pessoas em sintonia com sentimentos de bem-estar, em que há, portanto, equilíbrio entre o que se faz e o que se deseja fazer”, acredita-se na importância do contato diário das crianças com esses elementos. O encantamento e os questionamentos que elas fazem nesses locais vão além de conteúdos prontos e pragmáticos, envolve a descoberta, a busca por respostas, a investigação e o tempo, que não é chronos (entendido pelos gregos como tempo cronológico, sequencial), mas sim um tempo kairós, um tempo de qualidade, que não tem como ser medido, mas oportunizado, vivido.
Partido desse entendimento “o convívio com a natureza na infância, especialmente por meio do brincar livre, ajuda a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e de resolver problemas, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento integral da criança. Isso sem falar nos benefícios mais ligados aos campos da ética e da sensibilidade, como encantamento, empatia, humildade e senso de pertencimento.” (BARROS, 2018, p.17).
Natureza e brincadeira é coisa séria.
Ficou interessado e quer saber mais? Abaixo segue o link dos artigos que nos ajudaram a refletir sobre nossas práticas e na escrita dessa postagem.
https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-%20pdf/7161-2-9-artigo-mec-criancas-natureza-lea-tiriba/file

     

Turma 12 – Noite de autógrafos
Turma 51 – Preparação para o 6º Ano