Igreja investigará suposto milagre para a Canonização da Bem-Aventurada Bárbara Maix

 

 

Quase nove anos depois de ser beatificada, Madre Bárbara Maix caminha para ser reconhecida como santa. O processo requer que aconteça um novo milagre, ocorrido após beatificação. E é esse o fato que será investigado pela Igreja: um presumido milagre, ocorrido em Caxias do Sul.

Esta nova etapa iniciará na segunda-feira, 14 de outubro, quando, na Cúria da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, presidirá a sessão de abertura do processo sobre a suposta cura. Para esta ocasião, o prelado constituiu um tribunal eclesiástico, composto por um juiz, um promotor, um notário e um médico perito que acompanhará o depoimento das testemunhas.

Irmã Gentila Richetti

Segundo a Irmã Gentila Richetti, postuladora da causa de canonização, por conta dessa fase do processo, o “milagre” ainda não pode ser detalhado, porém, pode-se informar apenas que o fato aconteceu em 2018, e que se trata da “cura” de uma mulher de 62 anos, que sofreu queimaduras de 2º e 3º grau, enquanto trabalhava na produção de sabão. Amigos e familiares rezaram pedindo a intercessão de Madre Bárbara. Surpreendentemente, em 13 dias após a internação, a senhora recebeu alta médica por estar completamente curada.

De acordo com a postuladora, o tribunal investigará a fundo o ocorrido: “Cabe a eles ouvirem as testemunhas. A primeira a ser ouvida será a mulher que foi curada. Depois os familiares, o médico que deu o parecer, a enfermeira, uma fisioterapeuta, o pároco e algumas pessoas da comunidade que acompanharam todo o caso”.

O suposto milagre ocorreu no distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, na mesma localidade, onde em julho de 1944, aconteceu a cura prodigiosa do menino Onorino Ecker, por intercessão de Bárbara Maix. Com quatro anos, Onorino teve o corpo completamente queimado após ter derramado sobre seu corpo água fervente, cair nas brasas e respirar aquele vapor. O menino foi curado após 15 dias. Este foi o milagre aprovado pelo Vaticano para a beatificação da religiosa.

A Irmã Gentila disse, ainda, que não há prazo para que a fase diocesana seja concluída. O processo será enviado para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, onde será novamente analisado pelos peritos da Sé Apostólica. Se o milagre for novamente reconhecido, o Papa Francisco poderá proclamar Madre Bárbara como santa.

“Os santos são propostos como exemplo para a nossa vida, porque seguiram Jesus, que passou fazendo o bem. São santos porque fizeram o bem nas pequenas coisas, no dia-a-dia. A Igreja canoniza para que, conhecendo sua vida, vejamos que é possível viver o Evangelho”, disse Irmã Gentila.

A BEM-AVENTURADA BÁRBARA MAIX

https://www.icm-sec.org.br/igreja-investigara-suposto-milagre-para-a-canonizacao-de-madre-barbara-maix/

https://www.icm-sec.org.br/igreja-investigara-suposto-milagre-para-a-canonizacao-de-madre-barbara-maix/

 

 

BATIZADO E JOGOS DE CAPOEIRA – 2019
ACREDITAR É EMPODERAR… COM BOLSA!Conheça a Claudia Franzin, aluna bolsista do Colégio Puríssimo. Recentemente, ela e as colegas de turma produziram a prótese de uma perna no espaço maker. O projeto é inovador por ser de baixo custo. A prótese foi doada a um homem que perdeu a perna em um acidente. Claudia e suas amigas transformaram o conhecimento teórico em prática cidadã. O fim da filantropia fará com que alunas como ela não consigam ter acesso à educação de qualidade. Junte-se a nós! Diga #NãoAoFimDaFilantropia.