Setembro Amarelo – Cuidar e Preservar a Vida!

“… Eis que sou o Pão da Vida
Eis que sou o Pão do céu
Faço-me vossa comida
Eu sou mais que leite e mel…” Eis que sou o pão da vida – Músicas católicas

Um Pouco mais sobre a Campanha!

Esta semana  de setembro foi de cuidados. Os técnicos e educadores preparam atividades que geraram  reflexões do impacto do  setembro amarelo- prevenção contra o suicídio. As crianças e adolescentes incendiaram com suas inquietações que ocorreram na quadra coberta da Unidade. O usuário (Ryan Andrade da Silva de Souza – questionou…“ Porque que é setembro amarelo?”) A assistente social da Unidade- Léa Jesus Silva que assessorava o encontro  explicou e parabenizou-o pela participação. Em ambos turnos  manhã e tarde  ocorreram   interações, porque os assistidos reagiram sobre o assunto, os gestores continuam a produzir e a preparar com amor temas e conteúdos pertinentes  ao cuidado em respeito à vida.

“Mora pra lá do outro mundo E às vezes até Mora na prece dos sentidos Sendo que também é Sensação de viver criação, conhecer…” Ney Matogrosso – Vida, vida

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.

A Origem do Setembro Amarelo

A origem do Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.

Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país.

Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.

Fonte:

Meu Anjo da Guarda meu bom amiguinho…conduza-me sempre pelo bom caminho!
Viva a vida!