Aluna do CMB lança livro junto com a mãe

Aluna do CMB lança livro junto com a mãe

Com o título “Não sou obrigada!”, a aluna do Colégio Madre Bárbara, Alice Becker Delwing de 13 anos lançou o livro em coautoria com a mãe Dirce. A obra de 156 páginas é constituída de crônicas e poesias, que abordam inquietudes e desafios da existência humana, desde a adolescência ao envelhecimento. Na manhã de segunda-feira (26), a aluna contou mais sobre o livro para a turma 82, da qual faz parte. Já a noite, o lançamento com autógrafos ocorreu na Rádio Independente e contou também com a presença de colegas, professores, funcionários e equipe diretiva.

O livro conta com diversos dilemas da faixa etária, como o desejo de liberdade e autonomia, a transição da vida infantil para a adulta e a preocupação com o futuro. Permeando tais reflexões, aparecem os textos de Dirce, que também apontam o quanto a liberdade de ir atrás dos próprios desejos é uma questão vital a cada um. O título “Não sou Obrigada!, quer provocar o leitor a pensar nas ambiguidades de cada escolha que são feitas no dia a dia, desde pequenas atitudes comportamentais a importantes definições pessoais e profissionais.

A mãe da aluna, jornalista e psicóloga Dirce Delwing, já havia escrito o livro “Mocréia” com o filho Lucas. Como o gosto pela escrita vem de família, a mãe convidou Alice para ser sua parceira nesta edição. Segundo Alice, as escritas começaram no início do ano. “Eu não consigo escrever sendo forçada, apenas quando estou inspirada. Costumo escrever em momentos aleatórios, às vezes, saio da natação. Me inspiro nos textos do dramaturgo alemão Charles Bukowski, pelo qual sou apaixonada. Ele diz que a inspiração e escrita deve sair de dentro”.

Todo o valor arrecadado com a venda dos livros será destinado ao abrigo de menores de Arroio do Meio chamado AMAM.

Redação como inspiração

 A disciplina de Redação com a professora Aline Konrath foi uma das inspirações para a Alice, que ao longo do ano descobriu sua verdadeira paixão pela escrita. Em 2017 ela conta que escreveu para o Jovens Poetas de Lajeado e, neste ano, com uma matéria de Redação incluída à grade, aprendeu a expressar melhor as ideias, a escrita criativa com um espaço para conseguir escrever.

A professora Aline explica que a produção textual visa justamente a despertar os alunos à escrita. “Mais do que regras gramaticais ou estudos de estruturas de gênero, é preciso que o aluno queira escrever sobre algo que o inquiete, com o que se identifique. A Alice é um exempli disso. Há uma linguagem lindamente metafórica em sua escrita, que faz com que o leitor se reconheça na obra”, diz a professora.

A aluna confessa que gostaria de ser escritora, mas que sabe o quanto a profissão não é valorizada financeiramente. “É muito difícil seguir nesse caminho, mas vou continuar escrevendo, nem que seja por hobbie”, afirma.

Um título bem adolescente

“Não sou obrigada” surgiu a partir de uma pequena discussão familiar entre a aluna Alice e a mãe Dirce, quando a mãe pediu para a filha arrumar a cama. Alice lhe respondeu com a frase “não sou obrigada”, e a mãe percebeu o quanto a visão da filha, que está entrando em um mundo pré-estabelecido com normas, leis e uma crítica avançada, conseguia conceituar o comportamento adolescente.

Encontro com Letícia Leite
Tríduo em Preparação para o Natal