Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_12_yoast_seo_links' is marked as crashed and should be repaired in /home/icmsec2/public_html/wp-includes/class-wpdb.php on line 2349

Alunos do CMB apresentam pesquisas na Mostra Científico-Pedagógica

Alunos do CMB apresentam pesquisas na Mostra Científico-Pedagógica

O pai dos alunos Lorenzo e Gianlucca, Fabiano Vinciguerra levou os filhos esse ano para o Colégio Madre Bárbara e na noite dessa sexta-feira (11) pode prestigiar os dois nas apresentações da Mostra Científico-Pedagógica. Lorenzo está no 1º ano e Gianlucca no 7º ano do Ensino Fundamental. “Estou feliz com a escolha que fizemos. Gostamos muito do envolvimento deles no projeto e conseguimos acompanhar a empolgação com as pesquisas, felizes em apresentar o que tinham proposto”. O pai acredita que o projeto pode auxiliar na desinibição, além do fortalecimento das relações e trabalho em equipe. “Gostamos muito dessa iniciativa do Colégio e estamos felizes em fazer parte dessa instituição”, diz.

Na noite dessa sexta-feira as famílias participaram das apresentações dos projetos da Mostra Científico-Pedagógica – Pensando e Construindo Ciências do Colégio Madre Bárbara. Durante toda a semana ocorreram apresentações dos projetos de pesquisas entre os alunos e na sexta os pais e a comunidade escolar prestigiarem a exposição e apresentação das crianças e jovens do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental envolvendo os mais diversos temas, desde questões ambientais, linguísticas, astronomia e tecnologias. Com a orientação dos professores os alunos foram provocados a serem autores dos seus estudos. O Projeto Extracurricular também esteve presente, expondo seus trabalhos e proporcionando situações interativas.

De acordo com a coordenadora pedagógica Vanessa Delving Ely se percebe constantemente a evolução dos alunos, principalmente em relação aos avanços de suas pesquisas. “Conseguimos perceber um maior interesse em fundamentar as pesquisas e especialmente relacioná-las com fatos e dados do cotidiano. Outro ponto que merece destaque na avaliação do Projeto é a autonomia que o mesmo proporciona aos alunos, que se tornam verdadeiros autores do conhecimento”.

Vanessa destaca que o cunho científico deu à Mostra um aprofundamento teórico e uma maior diversidade aos temas pesquisados. “Cada grupo de alunos se reúne, escolhe um tema de seu interesse e, com a orientação e acompanhamento do(s) professor(es) orientador(es), aprofundam e fundamentam os seus estudos a partir da pesquisa”, diz. A coordenadora afirma que questões como: justificativa, problematização, objetivos, hipóteses, fundamentação teórica e conclusão passaram a fazer parte da linguagem dos alunos durante a pesquisa e a familiarização e especialmente do conhecimento sobre estas etapas da pesquisa, permitiram uma evolução conceitual aos alunos.

A Mostra Científico-Pedagógica

A Mostra Científico-Pedagógica busca aprofundar o conhecimento das diferentes tendências de pesquisa, fazendo uso de metodologias científicas; desenvolver o espírito científico e a curiosidade investigativa; selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema a partir do tema pesquisado; relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na pesquisa para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural e promover o desenvolvimento da autonomia através da pesquisa, ampliando os saberes: ser, saber fazer e saber ser, sendo protagonista do próprio crescimento intelectual.

 

Viagem de Estudos – Quinta da Estância
Hidrelétricas: amigas ou inimigas?