Alunos do CMB criam livros infantis sobre o tempo geológico

Alunos do CMB criam livros infantis sobre o tempo geológico

A geografia foi trabalhada de um jeito diferente no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. O professor de geografia Lucas Schneider pensou em uma forma lúdica e instrutiva para ensinar a história geológica da Terra. O Projeto “O tempo geológico: muitas histórias que dão um bom livro” realizado com os alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio fez com que os estudantes, divididos em grupos, criassem uma história infantil sobre a Terra, que fosse compreensível para os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Segundo o professor Lucas o resultado foi surpreendente. “Surgiram histórias criativas, com grande competência linguística visual e escrita. Eles conseguiram criar e narrar uma história de acordo com a capacidade cognitiva dos alunos mais novos”. Conforme o professor foi necessário uma pesquisa científica sobre a história da Terra para obter a compreensão de informações e palavras dos estudantes dos Anos Iniciais.

Para o professor, além de todos os desafios, eles também precisaram aprender sobre gestão de pessoas e inteligência emocional. “Foi um trabalho que objetivou ter maior conhecimento sobre a história da Terra, mas simultaneamente despertar os estudantes para as responsabilidades inerentes à conservação do sistema Terra, com pensamentos críticos, os qualificando para o mundo do trabalho”.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio Maria Clara Rodrigues (15) adorou a experiência de criar um livro de história. “Pensamos o que gostávamos quando crianças, o que nos chamava mais atenção e escolhemos criar uma história com fatos reais, mesclada com a fantasia”. O grupo de Maria Clara teve como tema principal o período jurássico para atrair a curiosidade das crianças. “Fazer um trabalho prático nos permite aprender o conteúdo de uma forma diferente, facilitando ainda mais nosso aprendizado”.

Compartilhando Saberes
Vida das Ovelhas