Cabruxa, a Bruxa Inventada

Cabruxa, a Bruxa Inventada dá nome ao projeto de incentivo à produção textual infantil, desenvolvido pela professora gaúcha, Luciane Abreu, que visa ao incentivo à leitura e ao estímulo de práticas criativas em sala de aula. O projeto inclui a edição de livro ilustrado, com versão bilíngue, incluindo DVD com narração em Português/Espanhol, audiodescrição e versão em Libras, além de palestra, workshop e hora do conto.

O livro Cabruxa, a Bruxa Inventada, criado a partir das ilustrações e produções textuais da Turma 12, do 1º Ano do Ensino Fundamental I (2008/2009), do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, é resultado de uma proposta pedagógica que virou objeto de pesquisa de Mestrado apresentada pela autora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, em agosto de 2010. Destinada ao público infantil, a publicação recebeu tratamento gráfico e ilustrações adicionais do artista plástico Alessandro Cenci.

Cabruxa, a Bruxa Inventadafoi financiada pelo Governo Federal/Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e tem o patrocínio das seguintes empresas: Charrua, Fruki, Bremil e Lojas Benoit. O projeto inclui a realização de palestra e workshops para professores e público interessado e hora do conto para crianças no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, abrangendo, ainda, a Região de Fronteira entre Brasil e Uruguai.

Parte da tiragem do livro será distribuída, gratuitamente, para escolas da rede pública de ensino e entidades culturais dos estados do PR, RS e SC, bem como regiões de fronteira entre Brasil e Uruguai.As atividades ocorrem ao longo dos meses de novembro e dezembro. Detalhes da programação no blog http://cabruxa.tumblr.come na página no facebook (@cabruxa).

 “A proposta vai ao encontro das minhas concepções de professora e pesquisadora, que busca encontrar na participação ativa das crianças, na escuta de suas vozes, na atuação direta do contexto da sala de aula, elementos fundamentais para a construção de uma prática pedagógica construída coletivamente”, afirma Luciane Abreu. Segundo a autora, trata-se de uma prática que respeita e se orienta a partir do contexto cultural das crianças.

A iniciativa cultural, além de contribuir para práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, vem minimizar a carência existente, na sociedade, de literatura para a infância agregada aos dispositivos de acessibilidade, no intuito de contribuir para a construção de uma cultura da inclusão. “Esta obra corporifica minha pesquisa e minhas crenças sobre a prática educacional. Cabruxa, a Bruxa Inventada é um trabalho que busca expandir a experiência educacional como um bem coletivo, visando à formação de cidadãos íntegros e éticos num processo de construção cultural”, conclui a autora.

Texto AI Silvia Abreu 

https://www.facebook.com/pg/ColegioMadreBarbara/photos/?tab=album&album_id=1182913245125474

CMB celebra 120 anos de história