CMB celebra aniversário de 121 anos com cerca de mil alunos

CMB celebra aniversário de 121 anos com cerca de mil alunos

Esse ano o Colégio Madre Bárbara realiza 121 anos de história no Vale do Taquari. O CMB é localizado em Lajeado e iniciou os trabalhos voltados à educação em 30 de janeiro de 1897. Hoje a instituição conta com aproximadamente mil alunos e 150 profissionais entre professores e funcionários. Durante as férias, a escola está em reforma. Estão sendo finalizadas seis novas salas de aula, mudanças no refeitório e cozinha, além de um investimento nos quatro andares do Ensino Fundamental. A partir de 2018 o Colégio atenderá também, à tarde, turmas de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já a Educação Infantil contará com 26 turmas.

Além de oferecer uma educação de qualidade, o Colégio é conhecido também por consolidar o vinculo entre escola, aluno e família. Maria Elena Jacques faz parte da história do Colégio Madre Bárbara há quase 29 anos. Já atuou como professora, coordenadora de curso, vice-diretora e há mais de nove anos é diretora. Ela destaca que primam em atender a todos com muito carinho, ouvi-los e fazer o possível para melhorar sempre. “Mesmo com todas as mudanças e evoluções tecnológicas, afirmamos que nunca perderemos a essência, os valores e o projeto educativo que é nossa referência dentro da escola”, diz a diretora, afirmando que toda a equipe acredita na concepção de educação e percebe a importância do trabalho integrado com a Rede do Imaculado Coração de Maria (ICM). “Hoje temos uma unidade na questão do pensar e cada escola com sua essência se adapta dentro da realidade. A rede veio somar e fortalecer aquilo que acreditamos”.

A diretora está feliz em perceber que a Congregação confia e reconhece o crescimento do CMB. “Fico grata ao ver que a mantenedora acredita na escola. Teremos um grande investimento da revitalização dos quatro pisos do Ensino Fundamental para oferecer um ambiente mais acolhedor, prazeroso e dar continuidade ao trabalho que iniciamos na educação infantil”, conta.

Para chegar consolidados aos 121 anos, a diretora destaca que em primeiro lugar o Colégio conta com uma equipe diretiva com muita disposição, criatividade e coragem, que é apaixonada pela educação. “Amamos o que fazemos. Durante o ano passamos por muita correria, reformas, preocupações e desafios. Mas vemos que as coisas estão caminhando e pessoas da comunidade reconhecem nosso trabalho”. Maria Elena destaca que a cada conquista vibra e comemora junto com a equipe, agradecida por ter saúde e força para realizar o trabalho na escola. “Agradeço por ter um grupo tão especial e comprometido com essa educação diferenciada. Que tenhamos sucesso em 2018 naquilo que almejamos”, diz.

A vice-diretora, Irmã Anita Dal Piva afirma que o trabalho em equipe é muito produtivo e importante para agilizar a caminhada. Segundo ela, é necessário priorizar a vida e a ciência e assim, colaborar na formação de pessoas conscientes e solidárias, contribuindo na construção de um mundo mais solidário e feliz.  “Assumimos o compromisso com a educação e vamos procurar cada vez mais fazer integrações entre equipe, professores e comunidade escolar”. Conforme a Irmã é necessário acolher bem a cada um, desde os pais que visitam ou aqueles pedem esclarecimentos. “Estaremos abertos a acolher e a somar, porque Bárbara Maix só quis isso. Teve sempre em mente a pessoa acima de tudo e queremos dar continuidade, pedindo a Deus que abençoe a caminhada”, diz.

Conforme a Irmã, toda a equipe está entusiasmada com a renovação pedagógica e aprimoramento dos professores, sendo um tema debatido constantemente. “Vemos todos os profissionais dedicados, assumindo o compromisso e sentimos o crescimento diário. Esses espaços que estamos inovando não são só físicos, mas abrimos o coração para acolher todos e Deus vai nos abençoar”, afirma a Irmã, acrescentando que querem formar cidadãos que façam a diferença na sociedade, acolhendo todos com amor, carinho e dedicação.

Colégio Madre Bárbara comemora 120 anos de história no Vale do Taquari no dia 30 de janeiro
Há 26 anos no CMB, Maria Elena Jacques já foi professora, coordenadora de curso, vice-diretora e há nove anos atua como diretora. Ela aposta no projeto educativo e trabalho realizado com uma equipe que ama a educação
Durante as férias escolares, a diretora Maria Elena Jacques e a vice-diretora Irmã Anita Dal Piva acompanharam as obras no Colégio

Bênção de Início do Ano Letivo
Reencontro Educação Infantil