Colégio Madre Bárbara e Univates realizam oficinas profissionais

Colégio Madre Bárbara e Univates realizam oficinas profissionais

Na tarde dessa sexta-feira (24) as salas de aula do Colégio Madre Bárbara foram verdadeiros laboratórios de oficinas práticas da Univates. Os alunos de todo o Ensino Médio da escola participaram do evento “Espaço Profissional Madre Bárbara” em que a Univates ofereceu 15 diferentes cursos com oficinas experimentais para que pudessem colaborar nas futuras escolhas profissionais. A atividade faz parte do Programa de Orientação e Informação Profissional realizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) que auxilia alunos durante os três anos do Ensino Médio com diversas práticas para que possam escolher as profissões.

A orientadora educacional do CMB, Anice Nunes, destaca que a intenção foi focar nas atividades práticas e direcionar oficinas voltadas aos variados cursos e novidades para o mercado de trabalho. “Queríamos que tivessem essa troca com os coordenadores de cursos e professores universitários para esclarecerem as dúvidas e colocarem através das práticas a mão na massa”. De acordo com a orientadora, foram vivências significativas, pois cada aluno teve a possibilidade de se inscrever em duas oficinas, de acordo com o interesse.

A coordenadora de relacionamento da Univates, Caroline Pfingstag, conta que sabem o quanto as oficinas práticas se tornam importantes para as decisões dos alunos. “Através desse contato com o coordenador ou professor que é uma figura que sabe do trabalho, da atuação do curso e como se configura, é ofertada uma aproximação maior e personalizada sobre aquele curso”. Após as oficinas nas salas de aula, os alunos participaram de um momento de descontração com atividades lúdicas na área coberta da escola. Além disso, puderam coletar mais informações sobre financiamento, vestibular, matrículas, duração dos cursos, entre outros. Caroline destaca que o Madre é conhecido historicamente pela Feira das Profissões e se percebia o quanto as dinâmicas os distraiam, por isso as atividades foram propostas em momentos diferenciados.

O aluno do 2º ano do Ensino Médio, Lucas Lenz de 16 anos, participou das oficinas de empreendedorismo e fisioterapia. Ele afirma que são duas profissões que tem dúvidas, mas achou interessante ver a visão atual e as perspectivas para o futuro, com profissionais que tem muito conhecimento na área. “Esse é meu primeiro ano no Colégio Madre Bárbara e estou achando tudo interessante. Além da teoria na sala de aula, o CMB propõe uma visão maior de mundo e conseguimos sair com diversas ideias para o futuro profissional. Sabemos que ao nos formarmos teremos muitas práticas no trabalho, por isso essas oficinas demonstram a realidade do que iremos fazer. Gostei demais de participar”.

Envolvimento na Prática

O coordenador do curso de Comunicação Social da Univates, Fábio Kraemer, afirma ser de extrema importância estar junto com os alunos do Ensino Médio para esclarecer as dúvidas, conversar sobre os cursos, apresentar a estrutura e o mercado onde futuramente poderão atuar. “Fizemos uma explanação geral e convidamos os jovens para participarem de uma atividade em algum turno especial ou um dia completo dentro da Univates. Queremos oferecer a eles que vivenciem um dia como profissionais da área”. Na oficina de publicidade e propaganda, o coordenador programou uma atividade de publicidade digital, onde visualizaram um vídeo case e pediu que os alunos pensassem em uma campanha e ação simultânea para o processo de matrículas do Madre Bárbara. Já no jornalismo, fizeram uma prática de oficina de telejornalismo, levando a estrutura e equipe da TV Univates.

O professor do curso de odontologia, Alessandro Menna Alves, achou interessante a atividade proposta de uma troca entre profissionais e alunos. “No Ensino Médio não tive oportunidade de o curso visitar a minha escola. É importante porque o aluno consegue se direcionar para a área de interesse. Temos cada vez mais cursos de graduação e cada um com suas diferenças”. Na prática da odontologia, o professor trabalhou com os alunos as restaurações dentárias, sejam decorrentes de cáries ou de trauma, para que os jovens simulassem essa parte do trabalho com resina composta.

Programa de Orientação e Informação Profissional

Além da intensa parceria com a Univates durante todo o Ensino Médio, os alunos do Colégio Madre Bárbara ainda participam de diversas atividades ao longo dos três anos dentro do Programa de Orientação e Informação Profissional. Entre elas estão: a visita nas universidades, worskshops, palestras, rodas de conversa, teste vocacional, entre outras.

CMB realiza mais uma etapa da Copa Bárbara Maix
Perdendo o medo do microfone