Gembar realiza doação para Casa de Passagem

Gembar realiza doação para Casa de Passagem

Na manhã dessa quinta-feira (15.08) o Grêmio Estudantil do Colégio Madre Bárbara (Gembar) fez o repasse dos valores repassados pelas equipes do valor de R$ 1.413,20 para a Casa de Passagem do Vale do Taquari. O valor será destinado para manutenção da casa com o objetivo de amenizar as dificuldades das pessoas que necessitam do serviço.

A Associação Casa de Passagem do Vale, entidade que abriga mulheres e seus filhos, vítimas de violência doméstica, é uma O.N.G., tem convênio com diversos municípios do Vale do Taquari, tem passado por muitas dificuldades financeiras, pois o que os municípios repassam não cobre as despesas de manutenção da entidade.

A Casa foi inaugurada simbolicamente em dezembro de 1998 e desde então tem salvo muitas vidas, inclusive resgatando a cidadania, a autoestima destas mulheres. A entidade agradece a iniciativa do Gembar e afirma que ações como esta fazem grande diferença no dia a dia de todas que passam pelo local.

Funcionamento da Casa

Para entrar na Casa, a mulher primeiramente precisa fazer B.O., pedir as medidas protetivas da Lei Maria da Penha e o município ser conveniado. Então, a mulher e filhos são recebidos por uma zeladora 24 horas na instituição. Após o acolhimento, é feito o atendimento por uma equipe técnica formada por uma assistente social, uma psicóloga e advogadas. Depois é feito o contato com o município de origem da mulher, para que receba atendimento e acompanhamento da família ao retornar para casa.

A Casa conta com a ajuda e apoio de muitas voluntárias, que se dedicam a suprir algumas necessidades básicas da instituição e a comunidade de forma geral também tem realizado ações.

Caça ao Tesouro
Inauguração da Capela para comunidade escolar