Live sobre os desafios emocionais da docência na volta às aulas

Live sobre os desafios emocionais da docência na volta às aulas

Na noite dessa segunda-feira (03.08) os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM participaram da Live sobre “Desafios emocionais da docência na volta às aulas” com psicóloga clínica, terapeuta cognitivo comportamental e mestre em psicologia, Márcia Werner. A profissional falou sobre a importância de conciliar suas rotinas pessoais com as demandas profissionais manejando a sobrecarga e os desgastes emocionais. “Também conversamos sobre como exercem uma função de cuidado, possuem o desafio de educar, acolher e auxiliar seus alunos de modo remoto.

Segundo Márcia, uma das formas de lidar com a situação é praticar a aceitação. “Não podemos mudar a situação atual, pois não está no nosso controle. Então, precisam se concentrar naquilo que está ao controle e focar no momento presente contribui para relaxar”. A psicóloga afirma que diversas atividades de mindfulness, atenção plena, ajudam para isso. “Atenção plena tem a ver com estar com a mente amplamente conectada com aquilo que acontece comigo agora. Existem vários exercícios para isso: o treino respiratório auxilia na prevenção, ou redução da ansiedade, a meditação e a yoga auxiliam a manter a mente no presente. E a prática de atividade física também produz bem-estar a partir da liberação de endorfina”.

Evitando o estresse e a ansiedade

A psicóloga destaca que para aliviar o estresse e a ansiedade, é preciso, ao perceber sinais utilizar o auto monitoramento mental. “Quando estamos ansiosos nosso corpo e mente nos põe em alerta. No contexto da pandemia a situação em si já tem por si só componentes que provocam ansiedade e preocupação. Porém, dependendo de como lidamos podemos amplificar isso ou não”, diz Márcia, ao ressaltar que o pensamento fica tomado por incertezas, preocupações recorrentes gerando consequências emocionais, fisiológicas e comportamentais.

No caso da pandemia a preocupação ajuda até certo ponto para que se cuidem, levem a sério os alertas das autoridades e tomem as medidas recomendadas, assim como a etiqueta higiênica. “Mas, em excesso ela pode nos paralisar, estado associado a ansiedade. Além disso, podem contar com o auxílio da equipe. As ciências médica e psicológica comprovam que os vínculos, as relações interpessoais saudáveis são fatores promotores de saúde mental”. Caso, a situação persistir devem procurar auxílio profissional, pois quanto mais crônicos os sintomas, mais difícil o tratamento.

Alunos participam de Sessão de Planetário Virtual
Carreata surpresa para diretora Maria Elena