Madre Bárbara participa de Planejamento Estratégico da Rede ICM

Madre Bárbara participa de Planejamento Estratégico da Rede ICM

Na quinta (13) e sexta-feira (14) 25 colaboradores que compõe diversos setores do Colégio Madre Bárbara participaram do Seminário de Planejamento Estratégico da Rede ICM de Educação. O encontro foi ministrado pelo assessor da Rede, professor Gustavo de Ávila Martins, que liderou os temas: avaliação dos processos já implantados, análise dos processos administrativos e a projeção de mais ações de qualificação dos serviços prestados pelo Colégio. O Planejamento também contou com a presença da coordenadora de educação da Rede ICM, Irmã Elenar Luísa Berghahn e do responsável pelo TI da Rede, Renato Ramos. No último dia de encontro, crianças dos 4ºs anos do Ensino Fundamental homenagearam os participantes da formação, cantando uma bela música e relembrando o projeto realizado este ano dentro do Programa O Líder em Mim (OLEM), chamado “Calçando o Sapato dos Outros”.

Para a Irmã Elenar, o fato de construir um planejamento junto com todas as escolas da Rede fez com que percebesse as diferenças e peculiaridades de cada lugar, mas acima de tudo, se pensasse num coletivo maior em que todos os setores de trabalho ajudassem a somar na caminhada. “O planejamento vem nos ajudar e por isso agradeço os profissionais das escolas pelo compromisso e caminhada. O Colégio sabe que todos fazem parte desse conjunto, que se empenham e se dedicam colaborando para um desenvolvimento da Rede”.

Gustavo Martins afirma que os encontros buscam criar um espírito de rede, fazendo uma adaptação, pois os colégios enfrentam hoje um novo momento mercadológico e a competição é intensa. “Os escolhidos são aqueles que oferecem uma melhor escola, com profissionais mais capacitados e projetos bem realizados. Queremos construir a rede e preparar todos os colégios para o futuro que vem por aí”.

Martins destaca que há alguns anos trabalham com a linha de gestão de projetos, que prepara o colégio para um futuro com inovação. “Nesses dois dias o que fizemos foi olhar o outro pilar, instrumentalizar os profissionais a desenharem os manuais de setores, além de entenderem procedimentos e scripts, para buscar a padronização e qualidade do serviço”, diz o professor, ao afirmar que esse é o primeiro passo para estudar e organizar um modelo de trabalho que atenda e supere as expectativas de alunos e famílias.

Treinamento de Combate a Incêndio
Interdependência – Turma 11