Normas Gerais e Medidas de Orientação de Convivência

NORMAS GERAIS E MEDIDAS DE ORIENTAÇÃO DE CONVIVÊNCIA

OBJETIVOS DO COLÉGIO MADRE BÁRBARA:

a) Humanizar e personificar o aluno, desenvolvendo plenamente o seu pensamento, suas habilidades e sua liberdade;
b) Assumir a educação como processo de libertação, de apropriação e construção do conhecimento a serviço do bem comum;
c) Cultivar e vivenciar os valores evangélicos, comprometendo-se com a promoção da justiça e da dignidade humana;
d) Assumir uma prática transformadora em sua organização global que inclui, sobretudo, as relações, a metodologia, os conteúdos, a avaliação e as pessoas envolvidas no processo, conforme Projeto Educativo da Mantenedora;
e) Buscar a compreensão da realidade, assumindo um posicionamento crítico frente à mesma;
f) Enfatizar o desenvolvimento das habilidades e competências dentro das mais variadas linguagens e suas tecnologias;
g) Abrir-se à comunidade e às necessidades de cada momento histórico;
h) Praticar o Processo de Planejamento Participativo.

Ao matricular-se no Colégio Madre Bárbara, o aluno assume o compromisso de respeitar os princípios e valores descritos em sua filosofia, bem como aceitar as normas e diretrizes que permeiam a proposta do Colégio. Tem o direito de sentir-se bem, integrando-se num ambiente que possibilite seu crescimento como pessoa.

Todos têm direito de receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter educativo que o Colégio proporciona.

CONSTITUEM DIREITOS DOS ALUNOS:

a) Ser informado sobre o Projeto Político Pedagógico do Colégio;
b) Participar das atividades escolares destinadas a sua formação como membro consciente e atuante da comunidade escolar;
c) Participar da avaliação e replanejamento das atividades escolares;
d) Participar das atividades do Grêmio Estudantil, votar e ser votado para os cargos que compõe a diretoria do GEMBAR, de acordo com Estatuto próprio;
e) Apresentar à Direção ou Setor competente situações, problemas que surgem no Colégio através da Coordenação de Curso ou Professor Coordenador de Turma;
f) Ser respeitado em sua individualidade;
g) Estabelecer um diálogo franco e aberto com Professores, Setores e Direção;
h) Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares solicitando ajuda e orientação, através do Professor, do Professor Coordenador de Turma, da Coordenação Pedagógica e de Curso, bem como dos Serviços;
i) Apresentar sugestões, sempre que necessário, com relação ao aprimoramento escolar, individualmente ou através do Líder;
j) Valer-se dos Serviços oferecidos no Colégio (SOP – SOE – SPE – Coordenação de Cursos);
k) Inteirar-se do seu rendimento escolar, realizar as atividades propostas pelos professores, verificar suas dúvidas, pois o aluno é o responsável direto pela sua aprendizagem;
l) Ser notificado pelo Professor dos resultados das avaliações e dos trabalhos.

CONSTITUEM DEVERES DOS ALUNOS:

  1. a) Acatar e respeitar o Projeto Político Pedagógico do Colégio, engajando-se nele, bem como as orientações da agenda;
  2. b) Empenhar-se no aprimoramento do ensino ministrado, sendo assíduo e pontual às aulas, na apresentação de trabalhos e tarefas escolares;
  3. c) Comunicar o Colégio sobre sua falta à aula, no mesmo dia em que ocorrer;
  4. d) Zelar pela ordem e asseio do prédio, assim como pela conservação do ambiente escolar, do mobiliário, material didático e todo material de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados;
  5. e) Tratar com cortesia e respeito à Direção, Professores, Auxiliares e Colegas;
  6. f) Observar os preceitos de higiene;
  7. g) Possuir e conservar em boa ordem todo material escolar solicitado;
  8. h) Manter-se em dia com a Secretaria, Biblioteca e Contabilidade;
  9. i) Apresentar-se com trajes convenientes para ambiente de Colégio. De 2ª a 6ª feira é obrigatório o uso do uniforme, nos turnos da manhã e da tarde, em qualquer espaço do Colégio;
  10. j) Participar com interesse das aulas e atividades de recuperação, quando for convocado;
  11. k) Cumprir as disposições e normas da agenda do Colégio, as quais assume a partir da realização da matrícula.

POR TRANSGRESSÃO DE SEUS DEVERES, SÃO OS ALUNOS PASSÍVEIS DE:

a) Advertência, por escrito, pelo Professor e Coordenação de Curso;
b) Notificação aos Pais, pelo Professor e Coordenação de Curso. O aluno deverá apresentar a notificação, com a devida assinatura dos Pais, na data marcada, não podendo entrar na aula sem antes apresentar a mesma;
c) No caso de falta(s) grave(s), assim considerada(s) pela Direção e Coordenação de Curso, acarretará na suspensão das aulas por um dia. Em caso de reincidência, a suspensão será de 3(três) dias. Caso se repita, a Diretora do Colégio cancelará a matrícula e será expedida a transferência.

É VETADO AOS ALUNOS:

a) Usar qualquer aparelho celular, MP4… durante as aulas e demais atividades, exceto em situações educativas mediadas pelo professor;
b) Fixar cartazes no recinto do Colégio sem a devida autorização da Equipe Diretiva;
c) Usar o nome do Colégio sem a devida autorização para qualquer tipo de propaganda, campanha ou promoção;
d) Fumar, usar ou portar qualquer tipo de substância ilícita nas dependências do Colégio, bem como trazer livros, revistas ou outros materiais considerados impróprios;
e) Portar, no recinto escolar, instrumentos e objetos que possam por em risco a integridade física das pessoas;
f) Fraudar trabalhos, provas ou objetos, pois implicará em penalidades.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

a) O aluno que não realizar provas, testes ou outras avaliações no dia marcado, deve seguir as orientações das “provas atrasadas”;
b) Trazer assinadas, pelo responsável, todas as comunicações que exijam retorno, no prazo máximo de 48h;
c) O aluno que chegar atrasado ao Colégio, independente do horário, deve registrar seu atraso junto à Coordenação de Curso. Se autorizada a entrada em sala de aula, apresentar a agenda ao professor;
d) Saídas antecipadas devem ser autorizadas pelos responsáveis e ter o visto da Coordenação de Curso; evitar autorizações por telefone;
e) A agenda é o documento de identidade escolar do aluno, sendo seu porte diário obrigatório. Não pode ser alterada ou rasurada. A agenda é um instrumento utilizado para autorizações e comunicações entre escola e família, sendo exclusiva para informações referentes à vida escolar do aluno. O extravio ou uso inadequado da agenda implicará na necessidade de aquisição de nova agenda, mediante pagamento de taxa;
f) Objetos perdidos: o Colégio não se responsabiliza por objetos perdidos, não tendo, portanto, de fazer indenizações. Pedimos aos pais que identifiquem o vestuário e o material dos filhos para facilitar a localização, em caso de extravio. O material recolhido e não retirado no prazo de trinta dias junto à Coordenação de Curso será doado;
g) Afetividade e disciplina: a disciplina é trabalhada com seriedade, mas de forma compreensiva e respeitosa. Em função desse entendimento, não são toleradas brigas ou atos de violência entre os alunos. É uma questão de princípios e de valores;
h) Situações especiais, não contempladas, serão analisadas pelos Setores competentes;
i) O não cumprimento das normas acarretará a aplicação das medidas socioeducativas do Regimento Escolar e demais documentos escolares.