Professores participam de palestra sobre a inovação educacional

Professores participam de palestra sobre a inovação educacional

Na noite de segunda-feira (01) os professores de todos os níveis de ensino do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM participaram do encontro com o professor José Motta Filho sobre “A educação para um mundo exponencial”. A palestra ocorreu através da plataforma Zoom com quase três horas de duração e foi o encerramento da Jornada Pedagógica da instituição.

O professor Motta é Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino e palestrante em temas ligados à Inovação Educacional, além de pesquisador e entusiasta na realização de workshops com práticas de metodologias ativas de ensino e desenvolvimento de competências socioemocionais. Segundo ele, a educação tem como premissa básica a relação entre pessoas. “Antes mesmo da pandemia já encontrávamos um mundo complexo, diferente, agitado, hiper conectado. Ser professor no século XXI é se submeter a desafios diários. Se deparar com cenários diferentes o tempo todo”, diz.

Segundo o professor, a partir da pandemia, todos foram empurrados a encontrarem novas formas de se conectar com os alunos e interagir com eles. “Essa migração do mundo analógico para o digital, para alguns, foi um caos. E sabemos que esse empurrão não contemplou a todos, essa defasagem entre o público e o privado apareceu ainda mais na mídia, evidenciando que não conseguimos chegar a todas as casas em um Brasil continental”.

De acordo com o palestrante, foi um grande desconforto com a Covid-19, pois não existia um manual de instrução, só lições de pandemias ou guerras passadas, quando o mundo era muito diferente. “Numa pandemia ou guerra qualquer educação é melhor do que nenhuma educação. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor, fazer com que o aluno crie dados para que professores possam ter poder de decisão sobre o que fazer na próxima aula. A escola precisa ter um jeito diferente. O aluno quer da escola um espaço tecnológico inovador e brilhante. Não um espaço onde só assiste ao professor. É preciso protagonizar a construção do conhecimento”.

Na palestra, Motta falou que as aulas precisam ter emoção, que possibilitem um aprendizado de uma forma incrível, com vida, barulho, fala e movimento. “Não existe forma única de aprendizagem, não dá para querer acreditar que um discurso unidirecional, será compreendido de forma idêntica por 50 alunos de uma turma, pois todos são diferentes”.

Inovar sempre

Para Motta, este é o momento oportuno para todo e qualquer tipo de mudança e inovação. Os professores precisam dominar as novas tecnologias, que nem são tão novas. O mundo é muito rápido e ninguém vai conseguir frear, pois é um foguete. “Não funciona mais só o livro, apostila e os pen-drives. Se tivesse que olhar para cultura digital com empatia e cooperação, aprenderíamos como combinar e misturar, fazendo o aluno colocar a mão na massa”.

Conforme o Consultor, os educadores precisaram encontrar outro canal de comunicação para acessar e sensibilizar os alunos. “Muitos se chateiam que eles não abrem a câmera nas plataformas. Mas antes, na sala de aula, eles já não ‘abriam a câmera’. Muitos alunos estavam fisicamente presentes, mas mentalmente estavam em outro canto”. Neste período de pandemia, Motta aprendeu que é possível investir em cursos de curta duração e na semana ou no dia seguinte, é possível usar essas metodologias em sala de aula.

O professor precisa amar o que faz, entrar em sala de aula entusiasmado, ter Deus dentro de si, ter uma boa energia a ser compartilhada.  Estudar e focar para depois emitir opinião. E os alunos colocarem a mão na massa. “Precisamos olhar diferente, pensar diferente e fazer diferente. Não ter medo de fazer o que é difícil”, conclui Motta.

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