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Sistema de Avaliação

ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO

O presente documento aborda pontos significativos do processo de avaliação realizado no Colégio Madre Bárbara.

A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e é realizada durante a construção e reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno, permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor, atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu plano de trabalho. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

Diagnóstica, mediadora, inclusiva e reguladora: É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento.

Contínua e processual, formativa e integradora: Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno.
Atitudinal: Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

Orientações gerais quanto ao processo de avaliação:

A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:

  1. Avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados acadêmicos, bem como o desenvolvimento relativo ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação que consta no Regimento.
  2. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito. 

Instrumentos da avaliação:

Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

Na Educação Infantil, a avaliação estrutura-se em atividades diversificadas, através de observações diárias, de registros, de relatórios, de imagens e de pareceres descritivos. Objetiva-se acompanhar seu processo de socialização e verificar o desenvolvimento pleno do aluno frente às expectativas de aprendizagem referentes às habilidades, às competências e aos valores, definidas para cada turma no planejamento de ensino. A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada semestre, estão definidas no Plano de Trabalho do Professor.

1º ano ao 3º ano do Ensino Fundamental, a avaliação compreende:

  1. Atividades Diversificadas – permitem verificar a aquisição de recursos cognitivos que favoreçam a autonomia do aluno, através do registro de observações, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, podendo ser de diferentes formas e possibilidades de expressão, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes. Compreende:

  1. Provas – (totalizando peso 7): Instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas.
  2. Atividades Diversificadas – (totalizando peso 3): São atividades, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.
  3. Avaliações externas – O Ensino Médio será contemplado com avaliações externas que serão consideradas através de bônus, valendo até 1 ponto, e somado com as notas do trimestre.

A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada trimestre, estão definidas no Plano de Trabalho do Professor.

Expressão de Resultados:

Na Educação Infantil, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo semestral.

Do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo trimestral.

Do 4º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o resultado da avaliação é expresso por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, em cada área do conhecimento.

  • As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades e as competências que são desenvolvidas na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação a cada trimestre.
  • A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:
  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.
  3. O terceiro trimestre, peso 2.

Promoção:

Na Educação Infantil, em conformidade com a legislação vigente, a promoção é automática.

No 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, em conformidade com a legislação vigente, a promoção é automática.

No 3º ano do Ensino Fundamental, é promovido o aluno que demonstrar crescimento de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas para a série, expresso através do Parecer Descritivo Trimestral. O aluno que não demonstrar consolidação das aprendizagens no ano poderá ser retido.

No 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, é aprovado o aluno que obtiver nota sete como média anual, após o término do 3° trimestre, em cada uma das áreas do conhecimento e tiver, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas de acordo com a legislação vigente.

Importante: A nota final do ano letivo se constitui na média ponderada, observada a proporção dos pesos de cada trimestre, utilizando-se da regra descrita no item Expressão de Resultados, para obtenção do resultado final.

Estudos de Recuperação:

A Unidade de Ensino Colégio Madre Bárbara oferece estudos de recuperação, ao longo do ano letivo, constituindo-se no acompanhamento ao aluno. Oportuniza condições de crescimento mínimo e indispensável para o prosseguimento dos estudos, com a finalidade de sanar deficiências e dificuldades. São oferecidas diversas formas de atividades, através de trabalhos diversificados, tarefas, atendimentos em grupos e individualizados.

  • Os estudos de recuperação ocorrem de forma contínua e processual, sendo oferecidos ao aluno com baixo rendimento escolar, diagnosticados durante o processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do trimestre, com intencionalidade de recuperar conteúdos, habilidades e competências.
  • Os estudos de recuperação são coordenados pelo professor da turma e/ou do componente curricular e fazem parte do seu planejamento trimestral. Esses estudos não incluem recuperação entre períodos.
  • Ao aluno que obtiver média inferior a sete, no trimestre, são oferecidos estudos de recuperação que lhe permitam a reconstrução da aprendizagem e desenvolvam as habilidades mínimas exigidas no processo, de acordo com as especificidades de cada turma, bem como a reavaliação trimestral, que é um instrumento específico que resgata os conteúdos abordados nas provas realizadas durante o trimestre. O resultado desta prova será somado à nota que o aluno alcançou nas atividades diversificadas, resultando assim, a nota final do trimestre.
  • Ao aluno que, após a realização da avaliação regular do terceiro trimestre, não obtiver média ponderada sete no ano, são oferecidos Estudos de Recuperação, através de um instrumento de avaliação específico que contempla conteúdos abordados ao longo do ano letivo, visando à média mínima de cinco (5,0) para a promoção em cada componente curricular.

Para a obtenção do Resultado Final da Média dos Trimestres, utiliza-se a seguinte regra:

1º TRI+2º  TRI+(3º  TRI  x 2)) / 4   ≥  7

Para o resultado da Média Final com a Recuperação de Estudos do 3º trimestre, utiliza-se a seguinte regra:

MÉDIA DOS TRIMESTRES+RECUPERAÇÃO ESTUDOS) /2 ≥5

O aluno que obtiver média aritmética final inferior a cinco (5,0), após os estudos de recuperação finais, será reprovado.

O aluno com frequência inferior a 75% do total das horas letivas, conforme determina a legislação vigente, será considerado reprovado.

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