fbpx

ALUNAS DO COLÉGIO MADRE IMILDA CONQUISTAM 1º LUGAR NA XI MOSTRASEG

      As alunas do 8º ano, Natália Eliana Ritter e Ingrid Maciel Fernandes conquistaram o 1º lugar na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha, promovida pela Universidade de Caxias do Sul.

      O projeto Produção de placas e películas a partir de resíduos da indústria do arroz foi um dos dez trabalhos classificados na Mostra Científica do Colégio Madre Imilda, o que possibilitou a apresentação nesta Mostra Regional. Além da premiação para as alunas, o professor orientador, Micael Montemezzo, foi contemplado com uma bolsa de 50% na pós-graduação.

Resumo do Trabalho Científico

      O RS é um grande produtor de arroz. Foram produzidas 12,3 milhões de toneladas de arroz no RS em 2016/2017 e 615 mil toneladas de casca. O processo de produção de arroz gera resíduos sólidos, a casca, e esta não deve ser lançada ao meio ambiente pois demora muito tempo para ser decomposta na natureza. O objetivo do nosso trabalho foi avaliar como a quantidade de casca de arroz influencia na produção de películas e de folhas (placa) e analisar as propriedades mecânicas da folha. A amostra com a casca picada com tratamento térmico teve melhor resultado, onde absorveu o correspondente a altura de 0,5 cm de água. A amostra com tratamento térmico e com a casca inteira absorveu 0,6 cm de agua em 1 minuto. Houve o mesmo resultado na casca de arroz sem tratamento térmico, com a casca inteira. Já a amostra picada e sem tratamento térmico percolou 1cm em 1 minuto. Isso deve-se à presença de poros entre uma casca, pois foi compactada manualmente evidenciando a propriedade de capilaridade nas amostras. O resultado das amostras com amido de milho nos mostrou que a película é solúvel em água. A película é quebradiça quando submetida a ensaio de tração simples. A película absorve a tinta da caneta, podendo escrever sobre ela. O resultado das amostras com cola nos mostrou que a película formada não é solúvel em água, a película não é quebradiça e tem resistência a tração comparada com a contendo amido de milho como aglutinante.

      Parabenizamos as alunas e os professores orientadores, seguimos na busca por uma educação de excelência e no compromisso com o desenvolvimento de nossos alunos.

SAÍDA DE ESTUDOS DO PRÉ 2
JOGOS INTERNOS MADRE IMILDA
Menu