fbpx

APM E COLÉGIO MADRE IMILDA CONCLUEM UM CICLO DE PALESTRAS PARA OS PAIS

No dia 01/10 foi o último encontro de uma série de palestras que aconteceram no Colégio Madre Imilda.

O Colégio Madre Imilda em parceria com a APM, proporcionou um programa de capacitação de pais que teve como tema: EDUCAR É ENSINAR A VIVER. Um programa de capacitação de pais para uma Cultura de Paz na Família. O programa é desenvolvido pelo Instituto Anima Mundi e foi administrado pelo Sr. Keivan.

Segue o resumo das palestras.

Palestra 1: A Comunicação do Amor entre Pais e Filhos: o Olhar e o Toque Carinhoso. Neste módulo são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque, especialmente em seu impacto na comunicação do amor entre pais e filhos.

Palestra 2: A Comunicação do Amor entre Pais e Filhos: Atenção e Disciplina Amorosa. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

Palestra 3: Disciplina: O Futuro dos Filhos é um Reflexo do Lar. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas, e várias situações envolvendo o exercício da autoridade paterna são analisados.

Palestra 4: Os Fundamentos da Formação do Caráter da Criança. Nesta apresentação, pais e educadores tem acesso a uma visão profunda, mas ao mesmo tempo prática, de como lidar com estes três aspectos: como lapidar e polir estas pedras preciosas de diferentes matizes e belezas, respeitando sua natureza básica.

Palestra 5: Crer para Ver: Como a Imagem que Temos de Nossos Filhos Determina Seu Futuro? Ao contrário do ditado popular, de que é necessário “ver para crer”, na educação dos filhos é necessário “crer para ver”. Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E estas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e muitas vezes inadequadas e falsas.

Palestra 6: O Poder do Otimismo na Vida de nossos Filhos. Este módulo trata de como o exemplo paterno, o estilo das críticas recebidas pela criança, e suas experiências de êxito ou fracasso se juntam à sua constituição genética para determinar seu perfil de otimismo ou pessimismo, e o que fazer para lidar com isso.

Palestra 7: Prevenção e Resolução Pacífica de Conflitos na Família. Neste módulo, são apresentados os elementos essenciais da prevenção de conflitos e da resolução pacífica de conflitos, as duas grandes áreas de atuação da educação para a paz. Sempre enfocando a família, a apresentação oferece aos pais uma visão ao mesmo tempo profunda e prática de como tornar o dia-a-dia mais harmonioso e feliz. As causas básicas da briga entre os filhos também são analisadas, com dicas objetivas de como lidar com elas.

Palestra 8: A Manutenção dos Relacionamentos através do Diálogo na Família. Neste módulo são apresentadas as bases saudáveis de um bom relacionamento no lar, com os instrumentos essenciais para sua melhoria periódica. A consulta, como tecnologia de decisão e resolução pacífica de conflitos, é apresentada em seus componentes técnicos, ético-
comportamentais e espirituais, oferecendo um excelente instrumento para a manutenção regular dos laços familiares.

Agradecemos a presença de todos que participaram e esperamos vê-los nas próximas atividades da APM!

 

 

CONCURSO LITERÁRIO
SEMANA FARROUPILHA
Menu