Explorar métodos históricos de medição de tempo e promover a interação familiar por meio de uma atividade prática de ciências humanas.
Descrição da Atividade:
Em um esforço para combinar aprendizado histórico com prática científica, os alunos dos, 2º ano foram encarregados de construir uma ampulheta com a ajuda de suas famílias. Este projeto não só ensinou aos alunos sobre os antigos métodos de medição do tempo, como o relógio de sol e a ampulheta, mas também incentivou a colaboração familiar e a criatividade.
Processo de Construção e Decoração:
Cada família utilizou os materiais disponíveis em casa para construir e decorar sua ampulheta, dando um toque pessoal ao projeto. A construção proporcionou um momento de união e troca de ideias, fortalecendo os laços familiares.
Documentação do Processo Criativo:
Os alunos documentaram o processo de criação com desenhos, escritas e um diário de bordo que incluiu observações e fotos, enriquecendo o aprendizado e proporcionando uma recordação duradoura da atividade.
Exposição e Compartilhamento dos Projetos:
As ampulhetas finalizadas foram levadas à escola, onde os alunos apresentaram seus trabalhos à turma, explicando o processo criativo, os materiais escolhidos e como ajustaram o tempo de passagem do material. Uma exposição foi organizada para permitir que toda a comunidade escolar admirasse a criatividade e o esforço investido em cada projeto.
Impacto da Atividade:
Esta atividade não só reforçou conceitos de ciências e história, mas também promoveu o envolvimento familiar e a expressão criativa. Os alunos puderam aplicar conhecimentos teóricos de uma maneira prática e divertida, enquanto ganhavam habilidades importantes como trabalho em equipe e pensamento crítico.