Dicas

A mochila é um item essencial para qualquer estudante, já que carrega livros, cadernos, trabalhos e outros materiais escolares. Organize-se bem e mude de hábito para não sobrecarregar as costas.

Esvazie a mochila. Você pode começar tirando tudo e pensando no que é realmente necessário. Após esvaziar a mochila, avalie se precisa mesmo de todos os livros, cadernos ou afins que está carregando. Verifique se o que está sendo carregado são itens solicitados na lista de materiais. Compare o peso de um livro com os estojos e acessórios extras.

Pense no que vai precisar levar à escola em cada dia. Carregar na mochila os materiais de uma semana pode sobrecarregar suas costas. Separe o que vai usar no dia a dia: folhas de papel, canetas, cadernos, livros e uniformes. Tire o excesso ou o dispensável.

Ponha os itens mais pesados próximos do centro da mochila. Livros didáticos, cadernos, etc. precisam ficar mais perto da coluna vertebral para não “puxarem” seu corpo para trás, prejudicando sua postura. O Fundo da mochila deve estar na altura dos quadris (região lombar). As alças precisam estar bem ajustadas para que fiquem na altura dos ombros. Veja abaixo o uso correto da mochila:

Use todos os compartimentos. Quanto melhor puder distribuir o peso pela mochila, mais leve ela vai parecer, a carga não vai ficar concentrada, e o corpo vai carregá-la de forma mais eficiente. Tente usar todos os bolsos e compartimentos, principalmente os que ficarem nos lados.

Organize o que vai levar à escola no dia anterior. Consulte os horários do dia seguinte e veja exatamente o que deve levar na mochila. Dessa forma, você evita o peso extra de livros, cadernos e outros itens desnecessários (ou seja, coisas que não vai usar na aula do dia seguinte). Se tiver aula de matemática, história e espanhol, por exemplo, deixe os livros e cadernos de português e biologia em casa.

Não enrole para fazer o dever de casa. Quanto antes terminar suas tarefas, menores vão ser as chances de elas ficarem perdidas em meio à mochila, contribuindo com o peso.

Limpe a mochila uma vez por semana. Esse hábito vai ajudar a diminuir a bagunça e o peso do acessório, além de você poder reorganizar os artigos e levá-los aos bolsos certos, melhorando a distribuição da carga.

Dica Importante:

  • Se tiver de carregar muitos itens pesados por um único dia (feiras de ciências, apresentações de trabalhos etc.), ponha-os em uma sacola separada.
  • Para alunos da Educação Infantil a indicação é para que usem mochila de rodinhas.
  • Lanches, brinquedos e etc. não deverão ser levados na mochila e sim separadamente.
Estudantes classificados
Plataforma Corais