Movimiento Acción Poética

As turmas de nono do Colégio Mãe de Deus realizaram uma “Acción Poética” em Língua Espanhola. Em videoconferência, os alunos, mediados pela professora, conheceram o “Movimiento Acción Poética”, que iniciou no final do século XX, no México, e hoje existe em muitos países do mundo. Esse movimento tem como objetivo pintar poesias nos muros das cidades (com autorização, nos termos da lei), permitindo que a poesia toque as pessoas em seu dia a dia.

Nesse sentido, nós realizamos nossa própria Ação Poética, escrevendo versos que buscam transmitir mensagens positivas (tão importantes nesse momento difícil que estamos vivendo!), para tocar a nós mesmos, nossas famílias e nossa Comunidade Escolar.

Na volta às aulas, pretendemos expor as poesias na escola, mas, no momento, compartilhamos nossos textos aqui na rede, num grande abraço virtual (e poético). Essa atividade, além de mobilizar nossa criatividade e o gênero de texto “Acción Poética”, também permitiu que nossas turmas revisassem conteúdos linguísticos importantes, como o tempo verbal Presente do Subjuntivo e as palavras “heterogenéricas”. Dessa forma, aprendemos a língua estrangeira de maneira ativa, em uso, em contexto.

¡Que la poesía te acompañe!
Prof. Adriele Albuquerque
Atividades online – Teams
Experiência on-line